Zoológico Sargento Prata ficará fechado para obras até 2024

Toda a estrutura do zoológico abriga cerca de 160 animais de 55 espécies

18:51 | Mar. 14, 2023

Por: Gabriel Damasceno
Por conta de obras, a visitação ao Zoológico Municipal Sargento Prata está suspensa (foto: Daniel Calvet/Prefeitura Municipal de Fortaleza)

As atividades do Zoológico Municipal Sargento Prata estão suspensas em virtude da segunda etapa das obras de requalificação do Parque Ecológico do Passaré, onde o espaço está localizado. A previsão é de que as obras sejam entregues no primeiro semestre de 2024 e o equipamento ficará fechado até lá.

“A gente vai poder reabrir com tudo pronto, com mais segurança para a frequência das pessoas e também para os animais que habitam o zoológico. Então a ideia é que o espaço fique fechado até a conclusão total da obra”, explica Samuel Dias, secretário municipal de Infraestrutura.

De acordo com Ronaldo Nogueira, superintendente da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (Urbfor), as obras serão focadas, principalmente, na requalificação das áreas onde os animais estão abrigados e novas instalações para felinos, aves e répteis serão criadas.

“Queremos avançar para até 400 animais, preservando as origens da nossa fauna e realizando um trabalho de acolhimento dos bichos resgatados, com toda a orientação técnica e profissional e também ações de educação ambiental intensas”, comunicou Ronaldo em nota da Urbfor.

Para receber os novos animais, o zoológico passará a contar com uma área de quarentena, onde os animais passarão por análises antes de serem levados para as instalações. “Nessa segunda etapa, a obra se estende para a área do zoológico. Também serão implantados quiosques e áreas de convivência e um novo prédio administrativo”, explica Samuel. Além disso, o espaço receberá passeios internos, novos portões de acesso ao equipamento, uma escola ambiental — voltada para os visitantes — e um vestiário.

 

 

O equipamento abriga cerca de 160 animais de 55 espécies, enquanto que o Horto Municipal Falconete Fialho, que também está localizado dentro do Parque Ecológico, são cultivadas mais de 100 mil mudas de 220 espécies diferentes.

“Aqui, teremos um paisagismo adequado à modernidade, um ambiente familiar belíssimo, para que não apenas os moradores do Passaré, do Mondubim e seu entorno possam aproveitar esse espaço, mas toda Fortaleza”, disse o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), durante o evento que iniciou a segunda etapa das obras de requalificação, no dia 4 deste mês.

A primeira etapa das obras foi entregue em abril de 2022, intervenções que tiveram um investimento de R$ 9 milhões. “Durante a primeira etapa das obras de requalificação do Parque Passaré, a Secretaria de Infraestrutura já entregou um calçadão no entorno, o cercamento do Parque, a construção de uma areninha com equipamentos de esporte e lazer”, diz Samuel Dias.