Hospital Geral de Fortaleza restringe atendimento da emergência por superlotação

Apenas casos complexos terão acesso ao atendimento na emergência até às 7 horas desta quarta-feira, 1º de março. De acordo com a Secretaria da Saúde, novos casos que não são de emergência são triados e orientados a buscar unidades de saúde adequadas

O setor de emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) está restrito para novos pacientes por causa da superlotação. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 28, por meio de memorando assinado pela diretoria da unidade.

O documento informa que diante da alta ocupação dos leitos, o atendimento de livre demanda estará suspenso até às 7 horas desta quarta-feira, 1º. Apenas casos considerados graves e pacientes regulados de outros hospitais da rede estadual de Saúde terão acesso ao serviço.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Vimos, por meio deste, informar que diante da superlotação da emergência do GHF, orientamos que no dia de hoje, 28 de fevereiro de 2023, restringiremos o atendimento de livre demanda da Emergência, do momento da expedição deste documento, às 17h30min, até às 7 horas do dia 1º de março de 2023", diz trecho do memorando, assinado pela coordenadora de gestão do cuidado médico do HGF, Mariana Ribeiro Moreira.

Se a ocupação dos leitos continuar alta, o prazo da suspensão do atendimento pode ser estendido. "Reavaliaremos o seguimento do atendimento às 7 horas da manhã do dia 1º de março de 2023", destaca o documento.

Procurada pelo O POVO, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que o serviço de emergência continua funcionando normalmente para casos de alta complexidade. "Ressaltamos que os pacientes cujos casos não se enquadram no perfil de assistência da emergência passam por triagem e são orientados a buscar as unidades de saúde mais adequadas para atendimento de menor complexidade", afirma a pasta, em nota.

De acordo com a Secretaria, a suspensão da livre demanda não afeta pacientes que precisam do atendimento especializado prestado no hospital. "O serviço de Emergência porta aberta segue em funcionamento, com atendimento a casos de alta complexidade, de acordo com o perfil terciário da unidade".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

hgf superlotado superlotação hgf leitos hgf

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar