Bombeiros buscam adolescente desaparecido no mar após se afogar em praia de Fortaleza

Paulo Erick estava em um banco de areia de areia no mar quando, de repente, a maré começou a subir

14:11 | Fev. 28, 2023

Por: Gabriel Damasceno
Adolescente segue desaparecido há mais de uma semana após se afogar em praia de Fortaleza (foto: Paula Vitória/Acervo Pessoal)

Paulo Erick Marques Ferreira, de 16 anos, está desaparecido desde domingo de Carnaval, 19, quando se afogou no mar da Praia da Barra do Ceará, em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros e os familiares seguem fazendo buscas pelo garoto.

Paula Vitória, irmã de Paulo Erick, explica que estava no mar com o irmão e a irmã mais velha deles. Além dos três irmãos, o namorado de Vitória estava com eles.

De repente, a maré começou a subir, e eles tentaram voltar para a areia, mas acabaram caindo em um buraco.

Dois homens que estavam no local tentaram ajudar as vítimas, e, segundo Vitória, ela só sobreviveu por conta deles. “Os salva-vidas só foram chegar quando a gente estava quase na areia”, diz.

“O [Paulo] Erick foi o primeiro a se afogar. O rapaz da prancha [o surfista] me ajudou e ajudou meu namorado, outro rapaz tentou ajudar o Erick. Só que na hora minha irmã estava muito desesperada e acabou pulando em cima dele, e os dois afundaram. Quando o rapaz subiu de volta com ela, o meu irmão já tinha afundado”, explica Vitória.

“Meu namorado disse que ele [Paulo Erick] já estava com a água cobrindo o nariz, não estava conseguindo se debater na água. Ele foi o primeiro a se afogar”, complementa.

Ainda de acordo com ela, os salva-vidas que estavam na área eram inexperientes e só fizeram uma busca superficial. “Eles só foram chamar os bombeiros uma hora após o acontecido, e eles só foram chegar duas horas depois. A situação foi às 11 horas, e os bombeiros só chegaram quase às 15 horas", diz Vitória.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) informou que continuam fazendo a busca pelo garoto com embarcações.

“Em momento algum a operação foi interrompida, de forma que os guarda-vidas seguem fazendo varreduras na superfície, com embarcações que vão desde a Barra do Ceará até o Pecém, seguindo a corrente no litoral cearense que segue no sentido oeste.”