Domingo tem folia educativa com bailinho infantil na Estação das Artes

Crianças puderam tirar as fantasias do guarda-roupa e participar da programação do já tradicional Domingo na Estação, com música, teatro, pintura e oficina de máscaras carnavalescas

Os festejos tradicionais do Ciclo Carnavalesco 2023 em Fortaleza já acabaram, mas a folia continua espalhada pela cidade. Na manhã deste domingo, 26, um bailinho infantil juntou a diversão do Carnaval com atividades educativas e de conscientização para a criançada no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro.

Os pequenos puderam tirar as fantasias do guarda-roupa e participar da programação do já tradicional Domingo na Estação, com música, teatro, pintura e oficina de máscaras carnavalescas na antiga estação ferroviária João Felipe.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As apresentações musicais da DJ MRS e da Banda Trakinas animaram os mini-foliões, que também puderam se deliciar na feirinha gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE até meio-dia.

 

FORTALEZA, CE, BRASIL,26.02.2023: Bailinho infantil de carnaval na estação das artes.
FORTALEZA, CE, BRASIL,26.02.2023: Bailinho infantil de carnaval na estação das artes. (Foto: FÁBIO LIMA)

 

 

Antes da chuva de purpurina e confetes, o espetáculo “O Barquinho e o Seu Pescador” atraiu os olhares curiosos e mostrou que brincar o Carnaval é coisa que se aprende na infância, mas que cuidar do meio ambiente também precisa ser ensinado desde cedo.

Segundo o multiartista Evan Teixeira, criador e intérprete da apresentação, é fundamental levar a mensagem da preservação da natureza às crianças, e a peça faz isso de maneira lúdica com instrumentos musicais e manipulação de bonecos.

“Levo vários elementos cênicos para despertar outros lugares da imaginação e fazer com que essa informação não fique muito difícil de acessar, e sim que ela consiga entender essa questão tão complexa e tão cara para a sociedade de forma lúdica”, explica.

 

FORTALEZA, CE, BRASIL,26.02.2023: Bailinho infantil de carnaval na estação das artes.
FORTALEZA, CE, BRASIL,26.02.2023: Bailinho infantil de carnaval na estação das artes. (Foto: FÁBIO LIMA)

 

Para o ator, diretor e músico, é necessário gerar uma consciência “e ir cuidando disso, criar um olhar para além da semana do meio ambiente, por exemplo”.

“A cada dia que passa a gente escuta e lê sobre poluição ambiental, seja nas florestas, nas ruas ou no mar. Você vê que tem várias praias no litoral cearense que estão impróprias para o banho por conta do lixo”, assinala.

A farmacêutica Malena Gadelha, 40, costuma circular pelos equipamentos públicos da Capital e aproveitou o domingo para levar a filha Clarice, 3, e a sobrinha Valentina, 8, para conhecerem a Estação.

 

A farmacêutica Malena Gadelha costuma circular pelos equipamentos públicos da Capital e levou a filha Clarice, 3, e a sobrinha Valentina, 8, para conhecerem a Estação das Artes
A farmacêutica Malena Gadelha costuma circular pelos equipamentos públicos da Capital e levou a filha Clarice, 3, e a sobrinha Valentina, 8, para conhecerem a Estação das Artes (Foto: Karyne Lane / O POVO)

 

“A gente faz um movimento de sempre estar conhecendo todos os espaços e processos artísticos da cidade. Gostamos de ir ao Theatro José de Alencar, no Cine São Luiz, na Pinacoteca, no Museu da Imagem e do Som, viemos para o Carnaval no Passeio Público. Aqui era um lugar que a gente ainda não tinha conseguido vir, então aproveitamos para conhecer hoje”, conta.

Ter eventos gratuitos como esse pela cidade é um dos principais pontos destacados por Paula Jéssica, 32, que trabalha com marketing, e pelo representante comercial Adriel Patrício, 22. Os pais da pequena Alice, de 1 ano, acreditam que é importante haver essa programação nos espaços públicos para que seja acessível a todos.

“Já temos esse hábito de levar ela, até para ela socializar melhor, inclusive fomos para o Passeio Público também. A gente procura sempre pesquisar na internet onde vai ter atividade, teatro, biblioteca, o que for de arte e gratuito”, sublinha Paula.

 

Adriel e Paula, pais da pequena Alice, de 1 ano, acreditam que é importante haver essa programação nos espaços públicos para que seja acessível a todos
Adriel e Paula, pais da pequena Alice, de 1 ano, acreditam que é importante haver essa programação nos espaços públicos para que seja acessível a todos (Foto: Karyne Lane / O POVO)

 

“Além de interagir mais e sair da rotina, a atividade cultural é muito importante pro desenvolvimento e crescimento da criança, e o fato de ser gratuito quebra muitas barreiras”, pontua Adriel.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bailinho infantil estacao das artes carnaval criancas fortaleza programacao carnaval infantil fortaleza 2023 domingo criancas estacao das artes complexo cultural estacao das artes folia educativa fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar