Homem é preso por furto de energia em Fortaleza
Pena prevista para o crime é de um a oito anos de reclusão. Prisão foi efetuada durante inspeção em bares e restaurantes do MonteseUm homem foi preso na noite dessa quinta-feira, 23, pelo crime de furto de energia em operação realizada pela Enel Distribuição Ceará junto a órgãos de segurança. A prisão em flagrante aconteceu no bairro Messejana, durante ações de inspeção em bares e restaurantes da área.
O suspeito era responsável por um dos locais inspecionados e foi encaminhado ao 30º Distrito Policial, onde foi arbitrada fiança.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A pena prevista para o crime de furto de energia é de um a oito anos de reclusão. De acordo com Carlos Cavalcante, responsável operacional da Enel Ceará, o furto afeta a qualidade do serviço e o valor da tarifa, além de colocar a população em risco.
“As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa, então acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, disse em nota divulgada pela empresa.
Além da prisão, outras duas pessoas responderão pelo mesmo crime, e quatro irregularidades em pontos de medição foram identificadas.
Operação Happy Hour
Implantada desde 2021, a ação realizada pela Enel Ceará busca investigar casos de furto de energia. Na Capital cearense, a operação já atuou em bairros como Beira Mar, Benfica, Cidade 2000, Cidade dos Funcionários e Varjota.
Em 2022, a distribuidora informa que realizou mais de 300 mil inspeções em todo o Estado. A partir disso, foram encontradas 105 mil irregularidades no Ceará.
Além de operações noturnas, a empresa executa ações especiais em campo, a partir do trabalho de cerca de 200 equipes, e análise de dados, como informações de consumo de cada cliente.