Covid-19: Fortaleza inicia aplicação da D3 nas crianças a partir de 6 meses
Nos postos de saúde, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinação e os documentos originais da criança
14:30 | Fev. 23, 2023
Crianças entre seis meses e 4 anos de idade começaram a receber a terceira dose (D3) da vacina contra a Covid-19 nos postos de saúde de Fortaleza, nesta quinta-feira, 23. As vacinas oferecidas para esta nova etapa da campanha de vacinação são da marca Pfizer Baby. Apesar disso, as unidades de atendimento seguem aplicando as doses anteriores.
A vacinação infantil contra a Covid-19 — em crianças a partir de 6 meses — iniciou-se em 19 de novembro de 2022. Dessa forma, os pequenos que se vacinaram ainda no início da campanha já possuem o período mínimo para tomar a terceira dose.
Nos postos de saúde, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinação e os documentos originais da criança. A ação foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e as vacinas foram enviadas aos municípios pelo Ministério da Saúde (MS).
Antonio, 4, foi uma das crianças que tiveram que adiar a vacinação por conta de uma gripe, na época da primeira dose. "Quando ele melhorou, nós fomos dar a vacina, mas, de repente, não tinha em lugar nenhum. Tinham acabado todas. Procuramos na internet e tinha um posto no Antônio Bezerra, fomos para lá e só tinham dez doses disponíveis”, disse Yara de Souza, mãe da criança.
Ela é uma das mães que levou seu filho para tomar o reforço da vacina nesta quinta-feira, 23, no posto de saúde Irmã Hercília Aragão, no bairro São João do Tauape. Desta vez, eles não tiveram nenhuma dificuldade.
Cristiano Almeida, que também levou o filho, Cristiano Almeida Filho, 3, para o posto de saúde, contou ser um defensor ferrenho dos imunizantes. “Desde que a gente era criança sempre tomamos vacina: BCG, tríplice, varíola, hepatite. Ninguém nunca se preocupou. Só agora que esses pais estão com essa loucura dela causar problemas. Isso é uma neurose criada por pessoas que não tem o mínimo de discernimento.”
Ele citou ainda a eficácia comprovada das vacinas. "A prova é que o número de mortes caiu vertiginosamente após o início da aplicação”, acrescentou.
Yara também pontuou que “a vacinação é importante, e inúmeras pessoas estão deixando de morrer por conta da proteção". "Então, elas precisam ter a consciência de que precisam vacinar o seus filhos para que as crianças não tenham a doença e venham a óbito.”
Quem pode tomar a terceira dose?
As crianças que receberam a segunda dose da Pfizer Baby só podem tomar o reforço após 60 dias. Já para aqueles que tomaram a segunda dose da Corona Vac, a espera deve ser de, no mínimo, 120 dias.
Além disso, as crianças que foram infectadas pelo vírus da Covid-19 só devem receber o imunizante após 30 dias do início dos sintomas ou do resultado positivo em casos assintomáticos. Para aqueles que estiverem com gripe, a vacina pode ser aplicada após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.
Confira os locais de vacinação em Fortaleza:
Regional de Saúde I
Casemiro Filho - Av. Francisco Sá, 6449 - Barra do Ceará
Carlos Ribeiro - Rua Jacinto Matos, 944 - Jacarecanga
Regional de Saúde II
Irmã Hercília Aragão - Rua Frei Vidal, 1821 - São João do Tauape
Rigoberto Romero - Av. das Graviolas, 195 - Cidade 2000
Regional de Saúde III
Anastácio Magalhães - Rua Delmiro de Farias, 1679 - Rodolfo Teófilo
Meton de Alencar - Rua Padre Perdigão Sampaio, 820 - Antônio Bezerra
Regional de Saúde IV
Antônio Ciríaco de Holanda - Rua Gomes Brasil, 555 - Parangaba
Valdevino Carvalho - R. Guará - Parangaba
Regional de Saúde V
Maciel de Brito - Av. A, s/n - 1ª etapa - Conjunto Ceará
Argeu Herbster - R. Geraldo Barbosa, 1095 - Bom Jardim
Luiza Távora - Travessa São José, 940 - Mondubim
Regional de Saúde VI
Luis Franklin - R. Alexandre Vieira, s/n - Coaçu
César Cals - R. Capitão Aragão, 555 - Alto da Balança
Edilmar Norões - R. H, 319 - Parque Dois Irmãos
Leia mais
-
Acidente entre três carro deixa dois motoristas feridos na CE-401
-
Homem que fingiu ser cliente para perseguir ex-companheira é preso em Fortaleza
-
PM vira réu acusado de matar comerciante na Feira da Parangaba
-
Fortaleza inicia a aplicação de terceira dose de vacina da Covid-19 em bebês
-
Seis homens se tornam réus por chacina que deixou quatro mortos no Lagamar