Novo posto de saúde no Planalto Ayrton Senna atenderá moradores de Fortaleza e Maracanaú

Foi necessária modificação em lei estadual para que a unidade abrangesse moradores tanto da capital cearense, como de Maracanaú

11:09 | Fev. 18, 2023

Por: Gabriel Gago
Equipes atuam nas unidades de saúde da capital cearense (foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo)

A entrega do Posto João Machado dos Santos, localizado no bairro Planalto Ayrton Senna, foi realizada nesta sexta-feira, 17, pela Prefeitura de Fortaleza. Com a inauguração, 117 postos de saúde estão instalados na Capital.

O posto passou a ser de Fortaleza em 2019, conforme lei estadual. A vereadora Ana Aracapé (PL), a Secretaria da Saúde, e a gestão municipal, atenderam ao pedido para que moradores da Capital e maracanauenses pudessem dividir o espaço.

Segundo a vereadora, "era uma medida de extrema necessidade". "As pessoas tinham que recorrer a unidades bem mais distantes. Era um sonho da comunidade receber isto aqui. Um sonho que virou realidade.”

Em nota, a Prefeitura aponta que o local deve beneficiar cerca de nove mil moradores da região. Francisco de Assis, de 67 anos, morador do Ayrton Senna desde 1998, está a quatro quarteirões do novo posto. Para ele, esta inauguração foi “muito importante”, pois, antes, ele tinha que se locomover até outra unidade de saúde do Planalto.

Fátima Fonseca, 65, moradora de Maracanaú, disse que “havia sido largada”. Ela, assim como Francisco, procurava atendimento no Ayrton Senna, porém, a agenda estava sempre lotada. “Mais de um ano esperando e nada”, afirmou. “Agora, cidadãos do bairro Cidade Nova, de Maracanaú, também podem ser atendidos aqui", destacou.

O secretário municipal da Saúde, João Borges, ponderou que as operações do espaço estarão dirigidas às patologias mais simples, ou seja, aquelas que não requerem internações, como viroses e arboviroses. “Tudo deve começar por aqui. Para se ter ideia, 80% dos casos que vão para UPAs poderiam ser resolvidos em unidades como esta”, revelou.

Ao lado do prefeito José Sarto (PDT), João também anunciou que, pelo menos, mais 11 postos devem ser inseridos na Capital ainda neste ano.