Fortaleza teve em janeiro mês com menos homicídios desde setembro de 2019

Foram 51 assassinatos registrados, de 22,7% a menos que em janeiro de 2022. Secretário diz querer expandir trabalho realizado na Capital para demais regiões

19:36 | Fev. 07, 2023

Por: Lucas Barbosa
Imagem de apoio ilustrativo - Fachada da SSPDS. Equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Forense trabalham nas investigações das duas chacinas ocorridas no Ceará (foto: Thais Mesquita em 08/07/2021)

No último mês de janeiro, 51 assassinatos foram registrados em Fortaleza, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Foi o mês com menos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) na Capital desde setembro de 2019. Os CVLIs reúnem homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Os números foram divulgados nesta terça-feira, 7. Os dados ainda indicam que Fortaleza teve redução de 22,7% no número de assassinatos em relação a janeiro de 2022, quando 66 CVLIs haviam sido registrados.

No comunicado de imprensa em que a SSPDS divulgou as estatísticas, o secretário da Segurança Pública Samuel Elânio creditou o resultado ao "trabalho integrado" realizado pelos órgãos de segurança nas principais Áreas Integradas de Segurança (AISs) da Capital. "Queremos replicar esse trabalho para a Região Metropolitana, Interior Norte e Sul do Estado", afirmou.

"Mas isso é exatamente fruto do trabalho integrado do uso da inteligência, tanto da Secretaria, como das Polícias Civil e Militar, que estão presentes em territórios, onde identificamos a atuação de criminosos. Isso tem demonstrado que esse trabalho tem sido cirúrgico começando nas áreas mais difíceis e sendo expandido para as demais partes do Ceará", concluiu o secretário.

A SSPDS não divulgou dados de homicídios referentes às demais regiões do Estado.