Dos Pinhões à PI, folia se espalha no 3º sábado pré-carnavalesco de Fortaleza
Movimentação do público se torna oportunidade para comerciantes e mostra que a economia também sentiu falta da folia; programação do Ciclo Carnavalesco 2023 em Fortaleza acontece em nove polos da capital cearense
19:59 | Fev. 04, 2023
A animação do fortalezense vem de outros carnavais, mas o movimento intenso pela Capital durante o aquecimento para o Carnaval de 2023 mostra que dois anos sem a folia típica da maior festa de rua do mundo deixaram o público com saudade.
Do Mercado Cultural dos Pinhões à Praia de Iracema, o fervor que antecede os festejos oficiais agitou o terceiro sábado de Pré-Carnaval em Fortaleza, 4.
Foliões se espalharam pela cidade para acompanhar os nove polos de programação do Ciclo Carnavalesco 2023: Praça do Ferreira, Mocinha, Mercado dos Pinhões, Aterrinho da Praia de Iracema, Praça João Gentil, Marco Zero de Fortaleza, Polo dos Queijos, Parque Rachel de Queiroz e Passeio Público.
O aumento do fluxo de pessoas se torna uma oportunidade para comerciantes e mostra que a economia também sentiu falta da folia. David Makila, que trabalha em um box no Mercado dos Pinhões, diz que as vendas estão boas e que já tinha essa expectativa.
“Não esperava menos que isso, porque a galera já esperava também pelo Carnaval. Foi a melhor hora para nós faturarmos! Estamos voltando com tudo para bater as vendas após os dois anos parados”, afirma.
Com um público majoritariamente jovem, a venda de bebidas, lanches, adereços e glitters, além da famigerada ida ao banheiro, favoreceu o comércio na praça e nas ruas do entorno.
“As vendas estão muito boas! Estamos aqui todo fim de semana e, mesmo com a lotação, a gente consegue se organizar e faturar bem no fim do dia”, conta Ana Lúcia, que gerencia um dos stands montados na calçada, com bastante entusiasmo e já preparando os bons drinks.
Leia mais
Mocinha e PI entram no roteiro dos foliões que percorrem a cidade
Proprietária do Restaurante Teresa & Jorge, Carla Vieira destaca a organização como um dos fatores pela grande procura da região: “O movimento tá bem agradável e o entorno do polo tá bem organizado, a gente vê uma presença bacana dos fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da segurança”.
“Foram dois anos de muita espera, estava todo mundo ansioso e apreensivo de como seria esse momento de Carnaval, porém as pessoas estão se sentindo seguras para vir e todo mundo tem muita vontade de curtir as festas. Você vê uma alegria diferente nas pessoas e isso acaba trazendo um movimento bom para o restaurante! As pessoas estão confraternizando com uma energia diferente, foi um retorno melhor do que o que a gente vinha aguardando”, detalha.
Bem localizados no calçadão, William Silva Tavares, de 68 anos, espera, junto com seus amigos e familiares, a passagem dos já renomados blocos Unidos da Cachorra, Bonde Batuque, Baqueta e Camaleões do Vila.
“A gente mora aqui e sempre gosta de vir porque é mais tranquilo e seguro. Quando veio a pandemia, foi um período triste porque não tinha aquela animação que já estávamos acostumados, então esse ano está sendo muito bom. A gente espera que continue a alegria, que o cearense brinque com segurança e saúde”, afirma William.
Com informações da repórter Líllian Santos