Lagartixa asiática é encontrada em encomenda postal enviada pelos Correios em Fortaleza

A equipe utilizou de técnicas de análise de risco e apontou a presença do animal selvagem no pacote

15:55 | Jan. 31, 2023

Por: Bruna Lira
A espécie, oriunda do Oriente Médio, não é legalizada no Brasil (foto: Divulgação/Receita Federal)

Um lagarto Eublepharis macularius, conhecido popularmente por Lagartixa-leopardo, Osga-leopardo, ou Geco-leopardo, originário do Oriente Médio, foi encontrado em uma encomenda postal que vinha do Rio de Janeiro com destino à Fortaleza. O animal foi localizado pela Equipe de Vigilância e Repressão da Receita Federal, na manhã desta terça-feira, 31, no centro de distribuição dos Correios no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

Segundo o portal Petz, o animal não é legalizado no Brasil. Esses animais estão sob proteção do IBAMA, que determina quais espécies exóticas não podem ser criadas, reproduzidas ou comercializadas em ambientes caseiros. O Geco-leopardo não se enquadra nas espécies que podem ter concessão de autorização especial, mesmo não sendo venenoso.

Durante a fiscalização da encomenda, a equipe utilizou de técnicas de análise de risco e apontou a presença do animal selvagem no pacote. De acordo com informações da Receita Federal, o lagarto será entregue às autoridades ambientais para acolhimento e investigação da forma com que foi introduzido no Brasil.

A Receita Federal enfatiza ainda que a atuação das equipes a repressão ao tráfico internacional de animais silvestres tem o objetivo primordial de proteger a fauna e a flora.