Hospital César Cals retoma reuniões presenciais com pacientes bariátricos após dois anos

Durante o período de afastamento presencial, o contato com os pacientes foi feito por plataformas digitais

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) volta a realizar o serviço de cirurgia bariátrica e metabólica, de forma presencial, a partir das reuniões multiprofissionais com pacientes do pré e do pós-operatório. O primeiro encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27, no auditório II do equipamento (setor ambulatorial).

Após quase dois anos com as atividades suspensas no serviço de atendimento a pacientes bariátricos, em decorrência da pandemia de Covid-19, elas devem voltar a acontecer mensalmente. O último encontro foi realizado em fevereiro de 2020. Durante o período de afastamento presencial, o contato com os pacientes foi feito por plataformas digitais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As reuniões são ministradas por profissionais do HGCC, que respondem a questionamentos, explicam detalhes do procedimento cirúrgico e do tratamento de obesidade. Os encontros possibilitam ainda que pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação compartilhem experiências entre si.

Segundo dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), desde o início do serviço, no ano de 2002, foram realizados 1.062 procedimentos.

Como funcionam as reuniões com pacientes bariátricos

O médico Rodrigo Babadopulos, cirurgião bariátrico e coordenador da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Geral César Cals (HGCC), explica que as reuniões ocorrem antes e depois da cirurgia, de forma mensal, durante o período de preparo para o procedimento. Mesmo após a cirurgia, "o paciente não perde o vínculo com o programa pois sempre pode estar presente a essas reuniões".

Para que a cirurgia seja feita, é necessário passar por avaliação médica, sendo que todas as consultas de pacientes de primeira vez do programa de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HGCC são agendadas pela Central da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). "Nenhum paciente é agendado pelo próprio hospital. Desta forma a Sesa, via Central, tem o controle do agendamento", afirma o cirurgião.

Bariátrica em Fortaleza

Em Fortaleza, o procedimento de cirurgia bariátrica pode ser realizado em duas unidades hospitalares, são elas:

  • Hospital Geral Dr César Cals;
  • Hospital Universitário Walter Cantídio.

Vale ressaltar que os critérios de indicação são regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Médica (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva). Basicamente, pacientes com Obesidade grau III (mórbida) e com obesidade grau II (Severa) portadores de comorbidades clínicas.

Há ainda contra indicações relativas e absolutas, a maioria relacionada à condição clínica dos pacientes. São avaliados por cardiologista, pneumologista, endocrinologista, psicólogo e nutricionista e fazem diversos exames complementares ao diagnóstico durante o bom preparo.

O médico Rodrigo Babadopulos pontua que, uma vez no Hospital César Cals, após primeira consulta na unidade, o procedimento deve ser realizada após seis meses, aproximadamente.

Serviço

Hospital Geral Dr. César Cals
Endereço: Avenida Imperador, 372, Centro – Fortaleza
Contato: (85) 3101-5413

Atualizada em 01/02/2023, às 19 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Hospital César Cals saúde cirurgia bariátrica HGCC

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar