Plataforma para salto no mar e novo calçadão: obras na Praia de Iracema devem começar em abril
O prefeito Sarto (PDT) afirmou que as obras serão entregues antes do fim da gestão, em 2024A Prefeitura de Fortaleza divulgou nesta terça-feira, 24, o projeto para requalificação de 2 km da Praia de Iracema. Entre as intervenções, estão mudanças no calçadão, novo paisagismo, plantação de árvores nativas e a construção de um mirante e plataforma para salto no mar no espigão do Poço da Draga. O projeto é orçado em cerca de R$ 27 milhões, e as obras devem se iniciar em abril.
Empresas internacionais e nacionais poderão participar da licitação. O prazo de execução da obra é de 15 meses. De acordo com o prefeito José Sarto (PDT), a requalificação será entregue até o fim da gestão, em 2024.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As intervenções incluem a região do calçadão do Aterro da Praia de Iracema até o Poço da Draga. No espigão localizado depois da Ponte Metálica, um mirante e uma plataforma para salto no mar serão construídos com o intuito de preservar o costume já característico do público da região. O prefeito afirmou que a altura da construção, que terá três metros, respeitará a segurança dos banhistas, levando em conta a profundidade do mar.
Sarto relembrou a morte do jovem Kewyn Freitas Melo, 19, que se afogou no Poço da Draga no dia 13 de janeiro. Segundo ele, uma equipe de guarda-vidas está trabalhando na área do afogamento aos sábados e domingos em uma plataforma improvisada. Com as obras, um posto fixo de salvamento deverá ser construído no Poço da Draga, com local definido em conjunto com a Inspetoria de Salvamento Aquático da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).
O secretário da Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, afirmou que a obra será realizada por partes, iniciando na avenida Historiador Raimundo Girão e na outra ponta do trecho que receberá as intervenções, no Poço da Draga. “O objetivo é tentar liberar o quanto antes partes da obra para que a gente já possa ter o benefício antes dela estar construída como um todo”, explicou.
Obras na Praia de Iracema
O projeto prevê que o calçadão próximo ao Aterro da Praia de Iracema receba revestimento de concreto. No local, a Prefeitura deve plantar cerca de 1.556 árvores e coqueiros, além de novo mobiliário urbano, caramanchões, bancos de concreto, minipraças, ciclovia, iluminação com LED, ilhas de banheiros públicos e 50 vagas de estacionamento.
A área da estátua de Iracema Guardiã está incluída no projeto de revitalização. A avenida Historiador Raimundo Girão também terá o asfalto substituído por piso intertravado de concreto.
No projeto original, é prevista ainda a construção de um “caminho” de concreto que levaria os banhistas pela faixa de areia para mais próximo do mar. No entanto, o secretário Samuel Dias conta que ainda são necessários mais estudos para entender os possíveis impactos causados pela água do mar na estrutura e os custos de manutenção.
De acordo com ele, os impactos ambientais da revitalização serão “extremamente reduzidos”, diferente da obra na Beira Mar, que incluiu um novo aterramento e construção de espigões.
Os ambulantes que trabalham no espaço serão incluídos na nova Praia de Iracema, segundo o prefeito. “À semelhança do que foi feito na Beira Mar de Todos, talvez a gente possa ampliar o número de empreendedores que tiram daqui o seu sustento”, disse. Carrinhos padronizados devem ser distribuídos para quem já atua na praia.
Obras na Praia de Iracema: Poço da Draga
Para reintegrar a comunidade do Poço da Draga com a região da Praia de Iracema, foi necessário que a Prefeitura solicitasse ao Governo do Estado o recuo dos tapumes que circundam o esqueleto do Aquário. Com isso, oito metros de calçadas foram liberados, permitindo a ligação entre as regiões.
Um corredor de passagem, com mobiliários urbanos, paisagismo e novo calçadão, será construído no local. Na área do Pavilhão Atlântico, uma praça será implantada, incluindo uma quadra com grama sintética.
Obras na Praia de Iracema: trecho tem duas obras inacabadas do Governo do Estado
Na extensão do trecho que será requalificado, duas obras de responsabilidade do Governo do Estado estão paradas: a Ponte dos Ingleses e o Acquário. Questionada sobre o andamento das intervenções na ponte, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) informou que o contrato com a empresa ABTEC foi rescindido.
“O processo para a contratação de uma nova empresa está em fase de conclusão e a obra deve ser retomada em fevereiro de 2023”, afirmou a pasta em nota.
Já as obras do Acquário não têm previsão de continuidade, segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A pasta afirma que faz a manutenção do canteiro de obras com limpeza, iluminação, segurança e proteção das fundações e estacas contra a maresia.