Galerias pluviais de Fortaleza são pintadas com mensagens de consciência ambiental
Ação busca conscientizar a população sobre os impactos ecológicos e urbanos de jogar lixo em via pública, principalmente durante a quadra chuvosaIntervenções artísticas estão sendo realizadas em galerias pluviais de Fortaleza para promover consciência ambiental. As ações ocorrem em parceria com a Vídeo Inspeção, que faz a limpeza da rede de drenagem da Cidade. Até agora, dez pontos em ruas e avenidas já receberam as pinturas, feitas por educadores que retratam fauna e flora marinhas com desenhos de peixes, tartarugas e golfinhos.
Com a frase “O cuidado com as praias passa por aqui” ou “Cuidando do mar juntos”, a iniciativa propõe uma reflexão sobre os prejuízos à natureza causados pelo desrespeito à limpeza urbana, uma vez que os resíduos jogados em “bocas de lobo” caem na rede de drenagem e podem chegar ao oceano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A ação de educação ambiental é promovida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), por meio de educadores do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (Peas), do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), e busca conscientizar a população sobre os impactos ecológicos e urbanos de jogar lixo em via pública, principalmente durante a quadra chuvosa.
Vídeo Inspeção
As pinturas são feitas em locais onde o Robozinho Pluvi da Vídeo Inspeção já passou e realizou a limpeza das galerias. A Vídeo Inspeção das Galerias Pluviais também faz parte do FCS, com recursos do Banco Mundial (Bird).
A Seuma detalhou que, ao longo de 2022, o projeto retirou mais de 200 toneladas de resíduos de todos os tipos das galerias pluviais. Com a ação, o passo seguinte à limpeza é evitar que novos dejetos entrem nas galerias e as pinturas corroborem para a conscientização da população.
Pontos que receberam as pinturas
-Rua Costa Barros
-Rua Tenente Benévolo
-Avenida Rui Barbosa
-Rua Dr Thomaz Pompeu
-Rua Carlos Vasconcelos (2)
-Avenida Monsenhor Tabosa
-Avenida Barão de Studart
-Avenida da Abolição
-Cruzamento entre as avenidas Barão de Studart e Abolição