Férias: Praia do Futuro registra 65 afogamentos durante operação dos bombeiros
115 guarda-vidas trabalham nas praias do Ceará até o fim de janeiro para prevenir afogamentos na chamada "Operação Férias"O primeiro fim de semana de 2023 tem praia cheia em Fortaleza. Com muitos banhistas devido ao período de férias, os cuidados com a prevenção de afogamentos devem ser redobrados. Na Praia do Futuro, frequentada por fortalezenses e turistas, até quem já conhece o mar recomenda cautela. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE), 65 pessoas sofreram afogamentos de 17 de dezembro até essa sexta-feira, 6, durante a "Operação Férias".
Maria José Freitas, 52, costuma visitar a Praia do Futuro nas manhãs de sábado, acompanhada de afilhados e sobrinhos. Por estar com as crianças, escolhe ficar nas “piscininhas” naturais formadas quando a maré está baixa. Além disso, procura sentar próxima ao posto com guarda-vidas. “A gente se sente mais segura ficando por aqui”, diz.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Jackson Felipe Pereira Melo, um dos bombeiros que estavam no posto 01, próximo à barraca Cuca Legal, nesta manhã, afirma que a movimentação aumentou no fim do ano passado e início deste, como de costume. Por isso, o trabalho de prevenção também é intensificado.
“Em pontos que a gente considera mais perigosos, coloca placas. Nesse momento muitos banhistas já vêm perguntar o porquê da placa”, diz Jackson. Os avisos com a palavra “perigo” geralmente são posicionadas em locais com corrente de retorno, as quais podem jogar o banhista para dentro do mar. Também são colocadas próximo às “piscininhas” naturais, que viram valões quando a maré enche e as cobre.
Durante a Operação Férias, 115 guarda-vidas atuam das 9h às 17 horas em 24 postos, entre fixos e móveis, na Praia do Futuro e na Praia da Sabiaguaba, em Fortaleza. As praias do Icaraí e Cumbuco, em Caucaia, e praias nos municípios de Aracati, no Litoral Leste, e Jijoca de Jericoacoara, no Oeste, também são contempladas pelo efetivo.
O Corpo de Bombeiros conta ainda com seis viaturas 4x4, sete motos aquáticas, quatro botes salva-vidas, onze quadriciclos e duas ambulâncias de resgate. A operação dura até o fim de janeiro.
Cuidados e recomendações na praia
Mesmo conhecendo bem a praia, Junior Fiuza Vieira, 54, se mantém alerta quando vai ao local com o filho. “O mar é diferente de qualquer outro lugar que você vai nadar. A gente sempre escolhe um local que a gente conhece, para não ser surpreendido”, diz.
Segundo o guarda-vidas Jackson, o maior número de ocorrências de afogamentos ocorre com turistas que não conhecem a geografia do local. Os casos de afogamento também são frequentes na praia do Caça e Pesca, onde o mar se encontra com o Rio Cocó.
O professor de surfe Luiz Gustavo Oliveira, 45, conta que já auxiliou no resgate de diversas pessoas que estavam se afogando. “Acho que a gente tem que assumir a responsabilidade também”, diz o professor, que acredita que os hotéis e as barracas de praia também deveriam ajudar na conscientização dos visitantes da praia.
O comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ª CSMar), capitão Igor Cabral, não recomenda que pessoas tentem salvar outras caso não tenham “condições físicas e técnica para fazer o resgate”.
“Os surfistas são grandes aliados mesmo, porque como eles têm essa prática e certa facilidade, ajudam bastante”, diz. O Corpo de Bombeiros costuma capacitar surfistas por meio do programa Surfe Salve, ensinando técnicas de resgate e recuperabilidade de afogados.
Ingerir álcool e entrar no mar também costuma ser um agravante para acidentes. Além disso, a corporação recomenda cuidado extra com crianças. “Sempre tentar manter a criança mais próxima, sempre na sua visão. Nós temos muita ocorrência com crianças perdidas”, diz Jackson.
Postos com guarda-vidas:
- Posto 1 - Barraca Cuca Legal
- Posto 2 - Barraca Santa Praia
- Posto 3 - Barraca Saturno Beach
- Posto 4 - Barraca Guarderia
- Posto 5 - Barraca Toca na Praia
- Posto 6 - Barraca Terra do Sol
- Posto 7 - Barraca Chico do Caranguejo
- Posto 8 - Barraca Itapariká
- Posto 9 - Barraca Arpão
- Posto 10 - BNB sede praia
- Posto 11 - Caça e Pesca
- Posto Polo Gastronômico Sabiaguaba
- Posto Praia Acessível Beira-Mar
*Os demais acompanhamentos são realizados de forma móvel por meio de carros, botes e motos aquáticas