Réveillon de Fortaleza: mais de 20 toneladas de lixo são recolhidas após primeira noite

Mais de 3 mil quilos de material reciclável também foram retirados da orla; para cada tonelada recolhida, a prefeitura prevê o plantio de mil mudas de árvores

16:52 | Dez. 31, 2022

Por: Karyne Lane
Praia de Iracema após ação de limpeza do primeiro dia de festa (foto: Prefeitura de Fortaleza/ Divulgação)

Mais de 20 toneladas de lixo foram recolhidas ao longo da orla de Fortaleza e do Aterro da Praia de Iracema neste sábado, 31, após a primeira noite de Réveillon na Capital, que reuniu cerca de 400 mil pessoas

Segundo balanço divulgado pela Prefeitura Municipal, foram 21,8 toneladas de resíduos, além de 3 mil quilos de material reciclável coletados durante a operação de limpeza que percorreu a faixa de areia, o calçadão e as travessas que se estendem desde a Ponte Metálica até o Mercado dos Peixes.

A ação é realizada pós-evento neste sábado, 31, e no domingo, 1º de janeiro, das 6h às 15 horas, com o auxílio de 688 funcionários da limpeza urbana da Cidade para a retirada de todo o resíduo sólido gerado durante os dias festivos.

As 9 horas de trabalho contínuo das equipes contam com o suporte de 35 equipamentos, dentre eles uma varredeira de calçada e um compactador estacionário - dispositivo usado para compactar o lixo em grande quantidade -, ambos utilizados pela primeira vez.

A expectativa da Prefeitura de Fortalezam, responsável pela realização da programação, é de que sejam recolhidas mais de 15 toneladas de lixo reciclável, com o plantio de mil árvores para cada tonelada de resíduos retirada da praia; além da geração de R$ 70 mil para mais de 300 catadores cadastrados. A operação que faz parte de um pacote de ações de sustentabilidade previstas para o Réveillon 2023.