Fortaleza recolhe 3 toneladas de material reciclável na primeira noite de shows do Réveillon 2023

Gestão municipal prevê coletar 15 toneladas de resíduos recicláveis nos dois dias de festa. Material será destinado a associações de catadores

14:58 | Dez. 31, 2022

Por: Marcela Tosi
Praia de Iracema após ação de limpeza do primeiro dia de festa (foto: Prefeitura de Fortaleza/ Divulgação)

A primeira noite do Réveillon de 2023 em Fortaleza gerou três toneladas de resíduos recicláveis. Conforme a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), “o material já foi recolhido para os galpões das associações de catadores”. São quase 700 pessoas envolvidas, com 35 equipamentos distintos para deixar o aterro da Praia de Iracema limpo.

O pacote de ações de sustentabilidade efetuadas durante o Réveillon 2023 inclui a plantação de uma árvore a cada quilo de resíduos recicláveis recolhidos nos dois dias de atrações. Assim, até o momento, 3 mil árvores deverão ser plantadas. Detalhes sobre o plantio não foram divulgados pela gestão municipal.

Nos dois dias de festa, a Prefeitura espera recolher mais de 15 toneladas de resíduos sólidos recicláveis. A expectativa é gerar R$ 70 mil com a venda de plástico, alumínio, papel e papelão para mais de 300 catadores cadastrados.

Um total de 40 pontos de descarte de materiais foram instalados ao longo da área do evento, com sinalização sobre o manejo adequado de cada tipo de resíduo. Além disso, duas centrais de reciclagem foram montadas nas extremidades da arena, onde os materiais serão separados, pesados e armazenados.

Segundo a Prefeitura, nos dias seguintes à festa, caminhões farão a operação de retirada desses resíduos das centrais e destinarão ao galpão das seis associações credenciadas.