Sarto diz que queima de fogos será breve em respeito a pessoas com hipersensibilidade
Prefeito de Fortaleza diz querer transmitir o sentimento de "vida nova", porém, dentro da legislação sancionada ano passado, que veta uso de fogos de artifício barulhentos
21:33 | Dez. 30, 2022
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou, durante entrevista coletiva no primeio dia da festa de Reveillón 2023, nesta sexta-feira, 30, que fará algo "breve" no show pirotécnico da virada de ano na Capital. "Existem pessoas que têm hipersensibilidade, idosos, crianças, animais", argumenta o pedetista.
Sarto ainda pondera que a decisão foi tomada em concordância com a Lei Nº 11.140, de 2021, que proíbe fogos barulhentos em eventos públicos e particulares. "Amanhã teremos fogos, mas que serão feitos de acordo com o que eu sancionei". Em entrevista à rádio O POVO CBN, o prefeito estimou que a queima de fogos deve durar menos de dois minutos.
"Poderíamos voltar a fazer algo grande, com 17, 18 ou 20 minutos, mas, optamos por fazer 'uma breve demonstração'. Para dizer que uma vida nova está chegando, dentro dos padrões estabelecidos em Fortaleza."
O ano de 2022 marca o primeiro em que a Lei é aplicada. Os disparos de fogos de artifício com ruído reduzido devem acontecer no palco, bem como as luzes que compõem o espetáculo luminotécnico. A virada de ano será comandada pelo DJ Alok, conhecido pelo uso de lasers durante os shows.
*Com informações de Mateus Moura*