Estação do VLT inaugurada na Expedicionários será ligada com futuro ramal Aeroporto
Estação Expedicionários também recebe praça com parquinho e academia ao ar livre. Inauguração foi nesta quinta-feira, com a presença da governadora Izolda CelaUma nova estação do VLT em Fortaleza foi inaugurada nesta quinta-feira, 29. A estação Expedicionários, que se localiza no cruzamento da avenida de mesmo nome com a avenida Lauro Vieira Chaves, faz parte da linha do VLT Parangaba-Mucuripe. Entre as paradas Montese e Vila União, a expectativa é que o equipamento se ligue ao futuro Ramal Aeroporto — ainda não concluído.
Localizada bem ao lado da pista de decolagem do aeroporto Pinto Martins, a estação é a 11ª da linha Parangaba-Mucuripe. A cerimônia de abertura, realizada no final da manhã desta quinta-feira, contou com a presença do secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes, do presidente do Metrofor, Igor Ponte, além da governadora do Ceará, Izolda Cela.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Quem quiser embarcar, desembarcar já pode usufruir dessa nova Estação. Ela já está plenamente pronta e apta para quem quiser acessar toda a rede metroviária de Fortaleza”, afirmou o Igor Ponte. Para Lúcio Gomes, a adição do equipamento é um incentivo para a utilização do sistema metroviário, que já transporta 250 mil pessoas mensalmente.
“Com mais estações inauguradas, o sistema está conquistando a confiança das pessoas. Elas estão cada vez mais utilizando para o seu trabalho, para o seu lazer, para visitar um posto de saúde, educação”, pontuou o secretário.
Já a governadora Izolda Cela ainda destacou a importância do equipamento para a otimização do tempo dos passageiros. “É muito significativo estar fazendo essa entrega. [É importante] ter essas conexões mais rápidas, conexões essas que teriam duração de quase duas horas, transformar isso em 20 minutos. Isso gera uma qualidade de vida para quem trabalha, estuda, e para o lazer”, frisou a gestora.
Localizada no bairro Vila União, o local ainda conta com uma praça para a comunidade. Além de um parquinho infantil, espaço de convivência ainda recebe com uma academia ao ar livre.
Expectativa pelo ramal Aeroporto
A nova estação vai se ligar ao novo ramal Aeroporto, quando este trecho for inaugurado. “Daqui a alguns meses, quando estiver pronta a Estação ao aeroporto, ela vai ligar o ramal para Parangaba-Mucuripe. Por sua vez, ela já está ligada na linha Sul e, no futuro, até com a linha Leste”, projetou o secretário de Infraestrutura, Lúcio Gomes.
Conforme instruiu o secretário, quando a estação Aeroporto estiver pronta, os passageiros poderão pegar o VLT em frente ao Aeroporto Pinto Martins. Em seguida, eles poderão descer na estação Expedicionários e trocar de plataforma. De lá, os visitantes poderão seguir para diferentes destinos na Capital, inclusive o terminal de ônibus da Parangaba. “Ou seja, é uma integração para que a gente possa contemplar toda a Região Metropolitana de Fortaleza”, pontuou Lúcio Gomes.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, além da mobilidade, a integração tem como objetivo beneficiar diversos segmentos, como o turismo do Estado. “Trens novos estão sendo adquiridos, nós já fizemos, inclusive, a licitação. Essa integração faz parte de uma estratégia do Governo para estimular o turismo, gerar empregos e facilitar a vida das pessoas. Para que as pessoas possam ter então um sistema de transporte confiável, seguro e confortável”.
O ramal Aeroporto terá 2,4 quilômetros de extensão, sendo 0,9 km em elevação. A estação Aeroporto, que será totalmente elevada, se localizará na avenida Senador Carlos Jereissati, se interligando à passarela já existente sobre a via, com acesso por meio de escadas fixas, rampas e elevador.