Drink servido em cano PVC e tampa de ralo é permitido; entenda condições
Especialista pontua que, graças aos métodos adotados pelo Tropicanos, o bar poderá continuar comercializando a bebida. Outras invenções estão sendo planejadas e devem chegar depois do Natal
10:00 | Dez. 21, 2022
O novo restobar Tropicanos, na Aldeota, zona nobre de Fortaleza, chamou a atenção de moradores e internautas por conta de um dos drinks presentes no cardápio do estabelecimento. “Tô na fossa”, como foi nomeado, leva uma série de bebidas alcoólicas dentro de recipientes inovadores: cano plástico e tampa de ralo. A principal dúvida dos consumidores era a validação por parte dos agentes de saúde.
A formulação contém cinco destilados, entre eles, tequila, rum, vodka, gin, licor de laranja, além de sumo e refrigerante de limão, por R$ 29,97. Inaugurado na última quinta-feira, 15, a visão da empresa é proporcionar um giro cultural e mostrar a latinidade do Brasil por meio de alimentos e bebidas entregues de forma criativa.
A ideia do ‘Tô na Fossa' surgiu da mente dos sócio-proprietários Paulo Henrique Ribeiro Dos Santos, 30, chef de cozinha, e Isabela Osterno Nóbrega, 25, administradora e bartender, durante ida a uma loja de construção. “Estávamos procurando cano PVC para concluir a obra, quando nos deparamos com uma caixa sifonada com tampa de ralo e automaticamente batizamos assim.”
“As pessoas se divertem, e entendem que faz parte da temática do lugar, descontraído e alegre”, pontuou Paulo, ao ser questionado sobre a avaliação dos clientes ao experimentá-la.
A brincadeira é permitida?
Cientes que, apesar do PVC (Policloreto de Vinila) não ser legalizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estes fins, Paulo e Isabela colocaram dentro do recipiente um acrílico específico para alimentos e líquidos, não ocasionando, assim, o contato com a toxicidade do material plástico.
Mesmo este tipo de plástico liberando substâncias que são cancerígenas, a especialista em controle de qualidade e engenheira de alimentos, Evânia Altina, explica que, como há a presença do acrílico, portanto, produzindo uma barreira de proteção entre o líquido e o plástico, a condição se torna segura.
Já em relação à tampa do ralo, a profissional afirma que também é uma prática aceita pelo órgão, visto que ela é usada somente "como um adereço", e que não encosta na bebida.
Em nota enviada a O POVO, o Instituto Brasileiro do PVC informou que o material faz parte da lista positiva de substâncias (tecnicamente conhecidas como polímeros) autorizadas para entrar em contato com alimentos por meio de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Há, no entanto, uma condição: "Desde que o produto seja fabricado de acordo com as normas técnicas e legislações vigentes para a aplicação em questão, ele pode ser utilizado em contato com alimentos", diz o Instituto.
"O PVC é um material atóxico, inerte e seguro, que, por sua grande versatilidade, está presente no nosso dia a dia em diversas aplicações, que oferecem contribuições fundamentais para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável", continua o Instituto, em nota. "Entre essas aplicações, estão aquelas ditas “sensíveis” como produtos que transportam e armazenam água potável, embalagens de medicamentos, soro e sangue, por exemplo. O PVC é testado e aprovado para essas aplicações pelos órgãos competentes, nacionais e internacionais. Seria inimaginável pensar que um material que liberasse substâncias cancerígenas, conforme mencionado na matéria, seria aprovado por instituições respeitadas nacionalmente e internacionalmente para todas as aplicações citadas e outras nas quais o PVC é amplamente utilizado".
Outras invenções
Ainda existem outras duas criações, uma já disponível no local, que é a casquinha de caranguejo dentro de uma carapaça de ostra. A segunda segue em andamento, a “Bota para Dois”, feita de porcelana. Ela deve estar disponível para o público a partir da próxima semana, bastando apenas "bater o martelo" para saber se ela virá com piña colada ou café.
Atualizada em 30/12/2022, às 13h30 min
Leia mais
-
Alunos de cursos profissionalizantes gratuitos participam de formatura no Teatro São José
-
Moradores do Alto da Paz II são expulsos das casas dias após a entrega
-
Projeto promove interação entre jovens do sistema socioeducativo a partir do esporte
-
Mãe de Anny Vitória pede empatia após cantora ser encontrada: "situação traumática"