Planetário do Dragão do Mar reabre ao público após passar por modernização

Retomada das sessões temáticas no início da temporada de férias deve aumentar fluxo de visitantes no local

08:18 | Dez. 17, 2022

Por: Luciano Cesário
Plnetário no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (foto: FERNANDA BARROS)

Após mais de um mês fechado para modernização na estrutura, o Planetário Rubens de Azevedo, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, retomou as sessões temáticas abertas ao público. Com novos recursos tecnológicos, o equipamento promete atrair grande número de visitantes durante a temporada de férias, entre dezembro e janeiro.

A programação disponibiliza quatro sessões diárias aos sábados e domingos entre 17 horas e 20 horas e duas sessões às quintas e sextas-feiras, uma às 18 horas e outra às 19 horas. As atrações são voltadas para pessoas de todas as faixas etárias. Os ingressos custam R$ 10 a meia e R$ 20 a inteira e podem ser adquiridos online ou na bilheteria física do Dragão do Mar.

O projeto de atualização tecnológica incluiu a substituição de todas lâmpadas halógenas por luminárias de LED, instalação de projetores digitais de ultra resolução com capacidade para projetar imagens em até 8K [ultra HD], aquisição de novos softwares de programação visual e implantação de tecnologias modernas no núcleo de todos os equipamentos eletrônicos.

O diretor do Planetário, Dermeval Carneiro, destaca que a modernização amplia ainda mais o potencial tecnológico do equipamento. “Hoje, só existem três planetários no mundo no mesmo formato desse. Um nos Estados Unidos, um na Alemanha e este, no Ceará, que é o mais moderno da América Latina”, pontua.

Com capacidade para 60 espectadores, a cúpula do Planetário proporciona uma experiência sensorial imersiva que mistura sensações visuais e sonoras. São exibições em 360 graus, de grande impacto audiovisual, com uma sintonia tênue entre imagem e som.

Além das projeções, há espaços dedicados à difusão de conhecimentos da matemática, física e astronomia. O ambiente convida os visitantes a uma viagem fascinante pelas riquezas celestes do universo cósmico, onde nem mesmo o céu é o limite.

A programação de férias oferece opções além das sessões temáticas. Até o fim de janeiro, o público que for ao local também pode ter acesso à exposição "O Mais Famoso dos Eclipses", em cartaz desde o dia 17 de dezembro, no Espaço Mix do Dragão. As visitas estão disponíveis diariamente das 9 às 20 horas, até 30 de janeiro.

A exposição conta a história da expedição científica que comprova a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, revelando detalhes sobre como foram registradas as fotografias da posição das estrelas próximas à borda solar na cidade de Sobral, em 1919. O fenômeno observado e fotografado no interior do Ceará por cientistas britânicos e brasileiros confirmou a teoria de Einstein e o transformou no cientista mais famoso do século XX.

Segundo Dermeval, o Planetário recebe cerca de 50 mil visitantes por ano, entre o público local, estudantes e turistas. Com a reabertura do equipamento em meio ao período de férias, ele projeta alta movimentação até meados de fevereiro. “Essa procura deve aumentar, sobretudo, porque as pessoas gostam de visitar o Planetário. É um espaço muito rico e acolhedor”, assinalou.

Serviço

Programação do Planetário Rubens de Azevedo

Sessões aos sábados e domingos de dezembro

17h - Kaluoka'Hina - O Recife Encantado (sessão infantil)
18h - A Lenda da Princesa Acorrentada (sessão infantojuvenil)
19h - Passaporte para o Universo (sessão juvenil-adulta)
20h - A Luz e o Berço da Vida (sessão juvenil-adulta)

Sessões às quintas e sextas de dezembro (a partir de 22/12)

18h - Kaluoka'Hina - O Recife Encantado (sessão infantil)
19h - A Lenda da Princesa Acorrentada (sessão infanto juvenil)