O POVO conquista primeiro lugar em categoria fotográfica do Prêmio MPCE de Jornalismo
Fotógrafo Fábio Lima foi premiado com a foto de título: "Tem gente alugando criança para pedir esmolas em Fortaleza"O fotógrafo Fábio Lima, do O POVO, conquistou o primeiro lugar na categoria Fotojornalismo do Prêmio MPCE de Jornalismo, que está em sua 4° edição. A cerimônia de premiação, realizada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), aconteceu na noite desta quinta-feira, 15.
A foto premiada traz o título “Tem gente alugando criança para pedir esmolas em Fortaleza” e mostra uma mulher sentada em uma rua da Capital com um garoto em seu colo. Personagens fotografados estão atrás de uma propaganda de comida, o que deixa imagem ainda mais reflexiva.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A foto foi pra ilustrar uma matéria sobre denúncia que pessoas estariam alugando crianças para pedir nas ruas. Como era uma pauta que envolvia criança em situação de risco, o cuidado para não identificar as pessoas envolvidas é sempre redobrado", explica o fotógrafo.
Fábio foi premiado em todas as edições da premiação, sendo essa a segunda vez que conquista o primeiro lugar na categoria. "Fico feliz por mais esse prêmio", dispara o profissional.
Confira a lista dos vencedores:
Categoria: Telejornalismo
1° Lugar: Aline de Oliveira Lima e equipe – TV Verdes Mares – “Ceará tem a segunda maior população de idosos do Nordeste”
2° Lugar: Isabelle Karine Leite Batista e equipe – TV Fortaleza – “Atuação do MPCE nas Eleições 2022”
3° Lugar: Mara Cristina Barbosa de Sousa e equipe – TV Ceará – “Dia do Voto”
Categoria: Radiojornalismo
1° Lugar: Iury Lima Oliveira Costa – Jangadeiro Band News – “Priorizar, fiscalizar, proteger: ações do Ministério Público do Ceará no combate ao uso irregular de dinheiro público para promoção de festas”
2° Lugar: Lucia Helena Arraes de Alencar Pierre – Rádio FM Universitária – “O Ministério Público e o Estado Democrático de Direito”
3° Lugar: Roberta Rocha de Sousa Farias e Jocasta Pimentel Araújo – Rádio FM Dom Bosco – “Educar para a paz: o desafio de frear a violência escolar”
Categoria: Jornalismo Impresso/WEB
1° Lugar: Messias Vasconcelos Borges – Diário do Nordeste – “Maçãs podres: Quadrilhas formadas por policiais viram alvos das autoridades”
2° Lugar: Francisca Claudiana Pinho Mourato – Portal G1 CE – “Ceará tem 808 crianças e adolescentes vivendo em unidades de acolhimento”
3° Lugar: Jonas Daniel Valerio Viana – Portal GCMais – “Livre para Votar: o acompanhamento das denúncias de assédio eleitoral por parte do MP no Ceará”
Categoria: Fotojornalismo
1° Lugar: “Tem gente alugando criança para pedir esmolas em Fortaleza” – Fábio Procópio de Lima – Jornal O Povo
2° Lugar: “Denunciados” – Raimundo Nonato Duarte Rodrigues – Diário do Nordeste
3° Lugar: “Terra Prometida: destino incerto” – Fabiane de Paula Souza – Diário do Nordeste