Após pressão da Prefeitura, Enel instala energia nos quiosques da Barra do Ceará

Serviço deve ser concluído nesta sexta-feira, 16, mas Prefeitura ainda não informou data para inauguração dos pontos comerciais

23:30 | Dez. 15, 2022

Por: Luciano Cesário
Funcionário da Enel realiza instalação de energia elétrica em quiosque da Barra do Ceará (foto: Reprodução/Instagram )

Após dias de espera, a Enel Ceará iniciou nesta quinta-feira, 15, a ligação de energia elétrica dos quiosques e boxes do projeto "Beira-Rio", na orla da Barra do Ceará, em Fortaleza. A informação foi anunciada pelo prefeito José Sarto (PDT) nas redes sociais.

"Hoje fui informado que, após nossa cobrança, a Enel iniciou os serviços nos quiosques e boxes do projeto Beira Rio, na minha querida Barra do Ceará. [...] Com isso, poderemos realizar reparos finais e entregar essa obra tão importante para moradores e empreendedores da orla, bem no encontro com o rio Ceará", escreveu o gestor na publicação.

No fim do mês passado, Sarto culpou a Enel pelo atraso na entrega dos pontos comerciais aos permissionários. Os equipamentos deveriam ter sido inaugurados, segundo o prefeito, há mais de um mês, não fosse a falta de eletricidade. A previsão é que as instalações sejam concluídas já nesta sexta-feira, 16, mas ainda não há data para a abertura oficial das cabines comerciais.  

Em visita ao local no dia 6 de dezembro, O POVO constatou a falta de instalações elétricas. As caixas de medição fixadas na parte externa dos quiosques estavam vazias e sem os fios que interligam os pontos de energia aos postes. A concessionária alegou, em nota enviada à reportagem, que a eletricidade ainda não havia sido ativada devido a inconsistências encontradas nos medidores instalados pela Prefeitura.  

Segundo a Enel, os equipamentos estavam em desacordo com os padrões recomendados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Através de nota, a Enel informou que: "A Enel Distribuição Ceará informa que a Prefeitura de Fortaleza normalizou parte do padrão de medição, de responsabilidade da gestão municipal, no último dia 14. Equipes da Enel foram ao local ontem, 15, para inspecionar esse serviço e já instalaram cerca de 70% do total de medidores ainda ontem. A empresa também acrescenta que técnicos seguem no local hoje, 16, aguardando a normalização dos outros pontos, de responsabilidade da Prefeitura, para concluir as ligações".

 

Os quiosques e boxes comerciais são parte do projeto de requalificação da orla da Barra do Ceará. Com os novos pontos comerciais, a Prefeitura espera fomentar o turismo na região. As obras, que começaram ainda em agosto de 2020, foram concluídas em novembro passado, com quase um ano de atraso.

O projeto contempla intervenções em 33 mil m² no entorno da faixa de areia. Além dos quiosques, foram implementados bicicletários, melhorias na pavimentação das ruas adjacentes ao calçadão, quadras de areia, vagas de estacionamento, além de novo projeto paisagístico e de iluminação, com todas as lâmpadas de LED. O investimento, segundo a Prefeitura, foi de R$ 11 milhões. 

 

Atualizada às 09h29 de 16/12/2022