Heróis de quatro patas: cães de serviço da FAB doam sangue para Clínica Jacó

Os doadores foram Billy, mistura de pastor alemão com labrador, a rottweiler Athena e o pitbull Paco, que atuam na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). Doação visa garantir o estoque de bolsas de sangue na Clínica Jacó

20:20 | Dez. 10, 2022

Por: Karyne Lane
Os doadores foram Billy, mistura de pastor alemão com labrador, a rottweiler Athena e o pitbull Paco, que atuam no patrulhamento da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) (foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Para ajudar a aumentar o estoque do banco de sangue veterinário da Capital, três cães de serviço da Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram doações ao hemocentro da Clínica Veterinária de Fortaleza, a Clínica Jacó, neste sábado, 10.

Os doadores foram Billy, mistura de pastor alemão com labrador, de 2 anos e meio, a rottweiler Athena, de 5 anos, e o pitbull Paco, de 3 anos, que atuam na área de patrulhamento e prestam outros serviços na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).

Na última quinta-feira, 1º, os cães Noah, Guará e Zeus, do Canil de Busca com Cães (CBCães) do Corpo de Bombeiros, também fizeram doações de sangue para a Clínica Veterinária de Fortaleza. Todos os animais passam por exames de triagem, incluindo hemograma completo e testes rápidos para leishmaniose (calazar) e erliquiose (doença do carrapato).

A ação é fruto de uma parceria que a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), firmou com dois órgãos de segurança, a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), com o objetivo de garantir o estoque mínimo de bolsas de sangue na Clínica Jacó para atender animais debilitados que chegam ao local precisando de transfusão.

Segundo Marcel Girão, secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, a ideia é expandir a iniciativa, convidando outros órgãos em breve. "Tem sido uma cooperação de sucesso e reiteramos nossos agradecimentos aos comandos do Corpo de Bombeiros e da Base Aérea de Fortaleza. Por meio dessa ação, nossos heróis de quatro patas estão ajudando a salvar a vida de mais animais atendidos na Clínica Jacó", destaca.

A Clínica Jacó sempre realizou transfusões de sangue, mas somente em maio inaugurou um banco próprio para armazenar as bolsas. Desde 2020, o equipamento público realizou 183 transfusões. O procedimento atende a animais que chegam com quadros graves de anemia e precisam receber doações emergenciais.

Como tornar seu pet doador

Tutores interessados em levar seus cães e gatos para serem doadores devem entrar em contato com a Clínica Veterinária de Fortaleza - Jacó por meio do WhatsApp (85) 9 9108-3370 para a realização de uma triagem inicial. A data e o horário agendados para a doação serão informados de forma individual para o responsável pelo pet.

Todos os doadores de sangue na Clínica Jacó passam por avaliação veterinária, além de realizar hemograma completo e testes rápidos para erliquiose (doença do carrapato) e leishmaniose (calazar). Os felinos, por sua vez, testam para imunodeficiência felina (FIV) e leucemia felina (FeLV).

 

Conheça os critérios de doação de sangue para cães e gatos

Cães

  • Idade: 1 a 7 anos
  • Peso: a partir de 25 kg
  • Vacinação e vermifugação em dia
  • Teste negativo de leishmaniose (calazar) e erliquiose (doença do carrapato)
  • Sem carrapatos, pulgas ou piolhos
  • Ter temperamento dócil

Gatos

  • Idade: 1 a 7 anos
  • Peso: a partir de 5 kg
  • Vacinação e vermifugação em dia
  • Teste negativo de FIV/FELV
  • Sem carrapatos, pulgas ou piolhos
  • Ter temperamento dócil

Serviço

Triagem para doação de sangue de pets na Clínica Jacó
Contato: (85) 9 9108-3370 (WhatsApp)
Observação: a doação ocorre somente por meio de agendamento após triagem