Praça Dom Bosco no Henrique Jorge é a 13ª em Fortaleza a receber projeto de leitura
O Projeto Leitura na Praça tem como objetivo fomentar o prazer pela leitura como instrumento lúdico para o público infanto-juvenil, promovendo práticas inclusivas
A comunidade do bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, recebeu da Prefeitura de Fortaleza nesta quinta-feira, 8, quiosque do Projeto Leitura na Praça, que busca incentivar a leitura para as crianças da comunidade contemplada, promovendo práticas inclusivas de cidadania. O equipamento, instalado na Praça Dom Bosco, conta com um acervo de 400 livros infanto-juvenis de temas diversificados, como autoestima, sonhos e criatividade. A praça foi a 13ª na Capital a receber o programa.
O projeto da Fundação da Criança da Família Cidadã (Funci) tem como foco as praças que se localizam em bairros de situação socialmente vulnerável. A inauguração nesta quinta incluiu contação de histórias com educadoras sociais do projeto Ponte de Encontro, pinturas de rosto, entrega de mudas, além de apresentação musical.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Presidente da Funci, Iraguassú Filho explica que o projeto tem importância não só para a comunidade, mas também para toda a Cidade por estimular a rotina de leitura. Segundo ele, o trabalho em parceria da comunidade e regional da área contribui para o êxito do projeto.
“A nossa ideia é que nós possamos ter muitos quiosques como este ao longo das praças, que traz meio ambiente e interação do espaço público com a população, desenvolvimento da leitura e, acima de tudo, a ocupação do espaço público no serviço de convivência. Então, é super importante, e a gente entende que os quiosques são pontos de conexão da comunidade com o espaço público”, ressalta Iraguassú.
Além do equipamento de leitura, a Praça Dom Bosco também recebeu a intervenção urbana Pé de Infância, uma iniciativa que realiza pinturas no chão para incentivar o ler, o brincar e o cantar.
Ana Cristina, moradora do bairro e mãe de uma da pequena Aylla, diz que é uma oportunidade que surgiu para ampliar os momentos de diversão das crianças. “Eu achei perfeito porque ficam muitas crianças brincando no parquinho, e agora tem mais essa opção para incentivar a leitura.”