Fortaleza espera matricular 30 mil estudantes novatos nas escolas municipais

Prefeitura incentiva pais e responsáveis a realizar pré-matrícula online. Processo reduz filas nas escolas, mas fortalezenses ainda têm dificuldades no autoatendimento pela internet

12:23 | Dez. 05, 2022

Por: Marcela Tosi
Inicio da matrícula de estudantes novatos nas Escola Municipal Ismael Pordeus, no bairro Jardim das Oliveiras (foto: THAÍS MESQUITA/ O POVO)

A partir desta segunda-feira, 5, cerca de 30 mil estudantes novatos devem ser matriculados nas escolas municipais de Fortaleza. O procedimento se estende até o próximo dia 16 e será feito preferencialmente por agendamento após pré-matrícula online. Apesar de reduzir filas, cadastro pela internet ainda é difícil para pais e responsáveis. 

"A procura é grande. A gente recebe muita de transferência de outros municípios e também da rede privada para a pública. Temos um pouco mais de 30 mil vagas justamente para atender essa demanda", conta Iracema Frota, gerente da Célula de Planejamento da rede municipal. "A matrícula acontece o ano todo, mas esse é aquele período em que a gente enfatiza e organiza para assegurar as vagas."

Iracema enfatiza a recomendação de os pais ou responsáveis realizarem a pré-matrícula online. "É uma forma de evitar que as pessoas precisem faltar aos seus compromissos e também diminuir muito as filas nas portas das escolas", afirma. "Mas existindo qualquer dificuldade, a família pode comparecer às escolas e fazer a matrícula presencialmente."

Nesta manhã, a movimentação foi tranquila na secretaria da Escola Municipal Ismael Pordeus, no bairro Jardim das Oliveiras. A busca por atendimentos foi principalmente de responsáveis com dificuldade de acesso à internet ou que tiveram algum erro durante o processo online.

Ana Carla Batista foi matricular as duas filhas, que entrarão no 1º e no 6º ano. "Elas são novatas na rede municipal. Pensei que seria difícil porque não consegui pelo site, mas vim aqui e está dando certo", diz. "No site apareceu só uma escola e aqui consegui ter tudo mais explicado."

A moradora do Parque Manibura, Regilene Viana, também esteve no local para fazer a transferência dos dois filhos, que vão para o 4º e o 8º ano. "Eles estão na rede municipal, mas no bairro Luciano Cavalcante. Hoje tenho que pagar transporte escolar; como aqui é mais perto, tem o ônibus escolar que pega em casa", conta. "A escola foi reformada, dizem que a direção melhorou e quis transferi-los para cá, até porque já estudei aqui."

Vagas e pré-matrícula online

 

Conforme a Secretaria Municipal da Educação (SME), a rede tem mais 240 mil alunos e todas as escolas possuem vagas disponíveis, ofertadas conforme as séries e a estrutura da unidade escolar. A gerente de planejamento contabiliza que Fortaleza possui 613 creches e colégios, mas ainda há inaugurações previstas até o fim do ano.

Pelo Sistema de Pré-matrícula Virtual, é necessário preencher dados pessoas, escolares e endereço. Com isso, é possível escolher três escolas mais próximas do local de residência do aluno. Após esse processo, os responsáveis pelo estudante serão contatados pela gestão de uma das escolas escolhidas para o atendimento presencial. Neste momento, é necessário apresentar os documentos necessários para efetivar a matrícula.

"A falta de algum documento não vai prejudicar. A matrícula será feita e a pendência será acompanhada pela escola com a família", completa a gerente.

Estudantes veteranos já tiveram sua matrícula confirmada por meio do sistema da rede municipal. A secretaria indica que famílias que tenham alguma dúvida compareçam às escolas para atualizar os dados de cadastro.

 

Serviço

Matrícula de estudantes novatos na rede municipal de Fortaleza

Quando: de 5 a 16 de dezembro

Pré-matrícula online: prematricula.sme.fortaleza.ce.gov.br

 

Documentação necessária

Para efetivar a matrícula de alunos novatos, no dia agendado pela unidade escolar, os responsáveis devem apresentar a seguinte documentação:

  • Cópia da certidão de nascimento e CPF
  • Documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem)
  • Três fotos 3x4
  • Cartão de identificação social do responsável legal (NIS)
  • Comprovante de residência
  • Cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência
  • Cartão de vacinação atualizado
  • CPF ou RG do responsável, quando o aluno for menor de idade