Dupla vira ré acusada de homicídio presenciado por crianças no Mondubim

O crime foi registrado por câmeras de vigilância. Um dos suspeitos foi preso e outro fugiu quando abordado pela Polícia Civil

10:41 | Nov. 28, 2022

Por: Lucas Barbosa
Câmeras de vigilância flagraram o crime, registrado cruzamento da rua 103 com a avenida Contorno Leste, no bairro Novo Mondubim (foto: Reprodução)

A 4ª Vara do Júri aceitou, na última quinta-feira, 24, denúncia do Ministério Público Estadual (MPCE) contra dois homens acusados de assassinar Lairton Fernandes Pascoal, de 21 anos, crime ocorrido no último dia 9 de outubro no bairro Novo Mondubim. O caso ganhou repercussão por ter sido registrado por uma câmera de vigilância, que mostrou que a vítima foi morta enquanto estava acompanhado de duas crianças.

Os acusados pelo crime são Erick Mateus Barros Braga, de 31 anos, e Vitor Manuel Pereira da Silva, de 23 anos. Conforme a investigação da Polícia Civil, o crime ocorreu porque Lairton estava cobrando Erick Mateus por serviços que prestava a ele como "laranja" na compra e venda de “carros de estouro” — como são conhecidos veículos que não estão legalizados, seja porque estão com pendências de dívidas ou porque são roubados.

Ainda conforme a Polícia Civil, Erick Mateus dirigia o veículo que deu apoio a Vitor Manuel. Conforme uma testemunha ouvida pela Polícia, após uma das cobranças, Lairton disse que “iria falar com os amigos dele, integrantes de uma facção que domina a área, para cobrar o dinheiro”. Conforme um relatório da Polícia Civil, a mesma testemunha “ressaltou que nos últimos dias de vida LAIRTON sabia que seria morto por ERICK”.

No dia 12 de outubro, policiais civis foram até uma residência do bairro Paupina para prender Erick Mateus, mas ele conseguiu fugir e segue sendo procurado. Já Vitor Manuel foi preso em 27 de outubro, no bairro Colônia Antônio Justa, em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza), por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Conforme a Polícia Militar, ele e um outro homem foram flagrados portando um revólver calibre 38, uma granada e 22 gramas de crack.

Relembre o crime

 

Laírton foi morto a tiros no cruzamento da avenida Contorno Leste com a Rua 103. Conforme a denúncia do MPCE, ele estava acompanhado de duas crianças, voltando de uma sorveteria, quando foi alvejado por sete disparos.

O assassino vinha a pé no sentido contrário à vítima e sacou uma arma de fogo da cintura, passando a atirar na região da cabeça do jovem. O vídeo flagra as duas crianças saindo correndo no momento da ação. Lairton morreu no local do crime.