Natal Sem Fome: Pontos de doações devem ser ampliados em Fortaleza

Neste ano, a meta da campanha é arrecadar 39 toneladas de alimentos no Nordeste, sendo 11 toneladas somente no Ceará

08:38 | Nov. 22, 2022

Por: Mirla Nobre
A meta da campanha Natal Sem Fome deste ano é arrecadar 39 toneladas de alimentos no Nordeste, sendo 11 toneladas somente no Ceará (foto: Divulgação/Inec)

Os pontos de arrecadação de doações da campanha Natal Sem Fome em Fortaleza devem ser ampliados. Na próxima sexta-feira, 25, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), responsável pela articulação da campanha no Nordeste, realizará reunião com parceiros para discutir a medida.  Atualmente, a Capital conta com seis locais para arrecadação de doações.

O encontro também busca incentivar os parceiros sobre a mobilização das redes para a doação de alimentos não-perecíveis para a campanha, que chega a sua 30ª edição. A meta da campanha é arrecadar 39 toneladas de alimentos no Nordeste, sendo 11 toneladas somente no Ceará.

O Inec destaca que a edição é a considerada a mais importante devido ao cenário da fome no Brasil, que chegou a registrar 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer. Desse total, 2,4 milhões vivem no Ceará.

Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). 

Ainda segundo a pesquisa da Penssan, a insegurança alimentar grave atinge 15,5% da população brasileira, afetando com maior proporção as famílias em todos os estados do Norte e do Nordeste, exceto Rondônia, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba, cujas estimativas estaduais foram inferiores à média nacional.

Da população que convive com a fome na região Nordeste, 2,4 milhões vivem no Ceará; 2,1 milhões no Maranhão; o mesmo número em Pernambuco; e 1,7 milhões na Bahia.

Embora os efeitos econômicos da pandemia não possam ser ignorados diante do cenário da fome no país, a situação já vinha se agravando desde antes da crise.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 61 milhões de brasileiros enfrentaram dificuldades para se alimentar entre 2019 e 2021; e 15 milhões deles passaram fome.

Como doar

 

A doação para a campanha pode ser feita de forma individual ou coletiva, por meio de doação em grupos. Os interessados podem doar através do pix: inec@inec.org.br ou acessando os sites www.inec.org.br/doe ou www.natalsemfome.org.br.

É possível contribuir com qualquer valor. Todo o valor arrecadado será revertido para a compra de cestas básicas.

As doações de gêneros alimentícios não perecíveis podem ser entregues até o dia 20 de dezembro, na sede do Inec, localizada na avenida. Dr. Silas Munguba, 3500, bairro Itaperi, e nos demais pontos de arrecadação.

Veja os locais de doação:

 

Instituto Nordeste Cidadania - Inec
Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 3500, Bairro Itaperi
Telefone: (85) 3209 9200
Contato: Mônica, Reni

BNB Clube
Endereço: Av. Santos Dumont, 3646 - Aldeota
Telefone: (85) 4006 7200
Contato: Maurício Lima

North Shopping Fortaleza
Endereço: Av. Bezerra de Menezes, 2450 - Farias Brito

North Shopping Jóquei
Endereço: Av. Lineu Machado, 419 - Jóquei Clube

North Shopping Maracanaú
Endereço: Av. Carlos Jereissati, 100 - Centro, Maracanaú

Via Sul
Av. Washington Soares, 4335 - Lagoa Sapiranga