Fortaleza tem dia 'D' de vacinação antirrábica; veja fotos
Vacinação contra a raiva foi ofertada em 255 locais de Fortaleza neste sábado, 5, das 8 às 17 horasA Prefeitura de Fortaleza realizou o dia "D" de vacinação antirrábica neste sábado, 5, com disponibilização de imunizantes em 255 locais, das 8 às 17 horas. A campanha de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos, teve início nessa sexta-feira, 4.
Para os tutores que perderam a oportunidade de imunização, a vacinação é ofertada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro Dendê, de domingo a domingo, das 8 às 16 horas. Segundo a Prefeitura, Fortaleza está há 19 anos sem notificar casos da doença em humanos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Movimentação tranquila em alguns pontos de vacinação
Na rua Vinte e Cinco de Março, no Centro de Fortaleza, a movimentação foi considerada tranquila na manhã deste sábado, 5. A estilista Virna Marques, 24, levou os três gatos, todos com um ano de idade, para serem vacinados contra a raiva pela primeira vez.
A movimentação na Unidade de Atenção aos Programas de Saúde (UAPS) de Messejana, na rua Coronel Guilherme Alencar, também foi considerada calma, sem a presença de filas de espera no local. A tutora Fernanda Araújo, 65, também levou a cadela de estimação para ser imunizada.
Vacinação antirrábica em Fortaleza
A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma alta taxa de mortalidade. Dentre os sintomas, pode haver o surgimento repentino de comportamento agressivo, salivação excessiva e paralisia.
O vírus possui propensão de infecção pelo sistema nervoso central. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, saguis (soim), raposa e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.