GOE da Guarda Municipal terá nova sede no bairro Gentilândia

Espaço permitirá um melhor funcionamento para o agrupamento, afirma Prefeitura. A sede também funcionária como uma Célula de Proteção Comunitária na região

17:13 | Nov. 03, 2022

Por: Lucas Barbosa
Prefeito Sarto Nogueira (PDT) cumprimenta guardas municipais durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de construção da nova sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Guarda Municipal de Fortaleza (foto: Levi Aguiar/Especial para O POVO)

Foi assinada nesta quinta-feira, 3, a ordem de serviço para o início das obras de construção da nova sede do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Fortaleza, localizada no bairro Gentilândia. Conforme a Prefeitura de Fortaleza, a nova sede proporcionará uma melhor estrutura para o funcionamento da unidade, considerada a “tropa de elite” da corporação.

Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, realizada nesta manhã, foi detalhado que o novo prédio terá dois pavimentos, totalizando 667,53 metros quadrados (m²) de área construída, em um terreno de 2.710,25 m². Serão investidos R$ 2,8 milhões, provenientes de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A previsão de entrega é em dez meses.

“O local ainda contará com salas administrativas, central de videomonitoramento, alojamento para o efetivo masculino e feminino, salas para treinamentos e cursos de formação continuada nas áreas de defesa pessoal, abordagem à população vulnerável, direitos humanos, gerenciamento de crises e mediação de conflitos, entre outros”, informou a Prefeitura Municipal.

“O projeto contempla, ainda, a construção de uma guarita, academias, salas para armamentos e toda infraestrutura e espaços adequados para a Guarda Municipal de Fortaleza exercer suas atividades com mais conforto e produtividade”.

A nova sede também funcionará como uma Célula de Proteção Comunitária, apesar de ter uma estrutura diferente das demais. Os trabalhos deste grupo serão integrados à nova Central de Gestão Integrada de Videomonitoramento de Fortaleza (CGIVFOR), que reúne as câmeras de vigilância do Município.

“Diversos pontos da Cidade já contam com câmeras, por exemplo, na Beira-Mar temos o contingente de quase 150 câmeras. Estas câmeras integram diversas pastas como a Etufor, AMC e Guarda Municipal. Estas câmeras têm reconhecimento facial, leitura dinâmica, aproximação, tecnologias que permitem uma ação precisa e rápida”, afirmou o prefeito Sarto Nogueira (PDT).

Na cerimônia que marcou a assinatura da ordem de serviços, Sarto foi condecorado com a Medalha General Manuel Cordeiro Neto, concedida pela Guarda Municipal de Fortaleza a pessoas ou instituições que tenham “contribuído de modo relevante para o engrandecimento da corporação”.

O que faz o GOE

O GOE é especializado em controle de distúrbios civis. O grupamento tem cerca de 85 servidores para atuarem em situações como grandes manifestações, controle da ordem e apoio a operações de reintegração de posse ao Município. Além disso, o GOE mantém equipes em patrulhamento ostensivo nas ruas da cidade (Colaborou Levi Aguiar/Especial para O POVO).