AMC realiza ação educativa em prol da conscientização do câncer de mama em Fortaleza

Em ato de mobilização promovido pelo órgão, motoristas e pedestres tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a doença, suas causas e consequências

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizou ação educativa, nesta quinta-feira, 27, às 9h30min, voltada a conscientização do câncer de mama. A ação ocorreu entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Nunes Valente, em Fortaleza.

Durante a abordagem, foram distribuídos panfletos reforçando as causas da enfermidade, formas de prevenção e a relevância da mamografia, exame que identifica alterações suspeitas antes delas se tornarem palpáveis.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Fátima Evangelista, coordenadora da Célula de Acolhimento ao Servidor (Ceas) da AMC, adverte a população feminina, e masculina - já que 1% dos homens podem ter câncer de mama, a cuidar da saúde. "Não puxar o freio de mão só do carro, mas da própria vida”, pontua a coordenadora.

Assim como revela a aposentada Ângela Trajano, 67, “todos devem se envolver, é muito importante isso, afinal, homens e mulheres estão sujeitos a terem o câncer de mama, sabia?”, questiona.

Quem passava pelo espaço, seja de carro ou a pé, pôde compreender a relevância desta ação. Isabele Maria Soares, 35, auxiliar de padaria, acredita que a mobilização é fundamental para proliferar as causas e consequências de um dos tipos de câncer que mais matam no mundo.“Além de receber essas informações, ainda dá para receber uma multinha”, brinca.

Foram distribuídos panfletos reforçando principais causas do câncer de mama
Foram distribuídos panfletos reforçando principais causas do câncer de mama (Foto: THAÍS MESQUITA)

Em concordância com a fala de Isabele, o professor Saulo Monteiro, de 32 anos, atenta que ações como esta impactam porque saem da rotina. “São mais efetivas que um simples outdoor, ou uma propaganda, pois você não espera”.

A equipe de agentes, composta unicamente por mulheres, destacou que a melhor forma de reduzir o risco da doença é por meio do exame clínico a partir dos 40 anos, pelo menos uma vez por ano, atividades físicas, controle de peso e o consumo de bebida alcoólica. (Colaborou Lara Vieira)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

câncer de mama AMC conscientização ação educativa OUTUBRO ROSA FortaleZA cEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar