Hospital de Saúde Mental registra, em média, 65 internações de dependentes químicos por mês

Uso de álcool, cocaína e outras substâncias psicotrópicas pode levar a transtornos mentais e comportamentais

De janeiro a setembro deste ano, 459 cearenses estiveram internados no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) por transtornos devido ao uso de álcool e outras drogas. É uma média de 65 internações mensais, conforme dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A pasta explica que a porta de entrada para o atendimento de dependentes químicos é a Atenção Primária, cuja responsabilidade é dos municípios, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Na rede estadual, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) possui uma unidade de desintoxicação que atende pacientes em situação de urgência.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em nove meses de 2022, as internações já superam o total registrado durante todo o ano de 2021 – quando foram 451. Caso a média se mantenha em outubro, novembro e dezembro, os números deste ano podem superar as 532 internações de 2020.

Os dados separam as internações deste ano entre voluntárias, involuntárias e compulsórias. Os três tipos são previstos pela legislação brasileira: o voluntário se dá quando há a concordância do paciente; o involuntário, quando há discordância do paciente, mas concordância assinada por um terceiro; e o compulsório, quando determinado pela Justiça.

A maioria dos internamentos (243, o equivalente a 53%) é voluntária. Em seguida, estão os involuntários (188, ou 41%) e os compulsórios (28, ou 6%).

Dependência química: internações no Interior

O Estado também possui convênios com duas comunidades terapêuticas que acolhem pacientes com dependência química: Grão de Mostarda, no Eusébio, e Fazenda da Esperança São Bento, em Sobral.

Somando as internações, ambas as unidades acolheram 192 dependentes químicos entre janeiro e agosto de 2022.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dependência química hospital de saúde mental saúde pública ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar