Base do CPRaio é inaugurada em Messejana e deve reforçar segurança em 42 bairros em Fortaleza
Esta é a segunda base do comando instalada na Capital e contará com 120 policiais para reforçar o policiamento no bairro e em demais regiões
20:35 | Out. 19, 2022
O Governo do Ceará inaugurou nesta quarta-feira, 19, a 69ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A nova unidade está localizada no bairro Messejana, em Fortaleza, e deve reforçar a segurança de 42 bairros da Capital.
O objetivo, conforme a governadora do Ceará, Izolda Cela, é descentralizar as operações em Fortaleza, facilitando o deslocamento das equipes para uma determinada área da Cidade. Ao todo, a nova unidade contará com 120 agentes policiais.
Além das duas bases na Capital, o Ceará tem 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 53, no Interior.
O Estado possui, atualmente, 2.882 policiais militares atuando em 68 municípios, que cobrem praticamente 70% da população cearense. Os policiais contam com o auxílio de 1.757 motocicletas e 155 viaturas.
Outra estratégia de segurança pública que está em expansão é a interiorização das centrais de videomonitoramento. Até o momento, são 67 em todo o Estado, com 3.809 câmeras no total.
A gestora estadual ainda destacou que a ação faz parte da expansão do comando no Estado. “Nós estamos concluindo essa expansão dos municípios entre 30 e 50 mil habitante e depois também serão atendidos os de menor número de habitantes, a partir de 20 mil”, disse.
Reforço a partir das estatísticas
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Sandro Caron, informou que as estatísticas apontaram a necessidade de um reforço nas ações de policiamento na Grande Messejana, e a nova base poderá auxiliar na queda dos números.
“Com essa nova estrutura e policiais, vamos diminuir o tempo de resposta das ocorrências, para continuarmos dando mais segurança para a população”, apontou Sandro Caron. Ainda segundo o titular da SSPDS, a expectativa é que as estatísticas devem mostrar nos próximos meses queda de índices de crimes violentos.
Ainda há a expectativa de abertura de novas bases do Raio no Estado. “O comando geral trabalha com a possibilidade de abertura de mais duas bases dessas, atendendo outras áreas de Fortaleza e também em áreas que a segurança pública considere prioritárias”, disse Caron.
O objetivo é que as estratégias levem à redução dos números de crimes violentos e a melhoria da sensação de segurança em todo o Estado. O foco da base, inicialmente, é atender a Área Integrada de Segurança 3, que contempla os bairros Ancuri, Barroso, Coaçu, Conjunto Palmeiras, Curió, Guajeru, Jangurussu, Lagoa Redonda, Messejana, Parque Santa Maria, Paupina, Pedras e São Bento.
No entanto, além dessa área, o titular da pasta destacou que a unidade também vai atender a Área Integrada de Segurança 7. A área compreende os bairros Aerolândia, Alto da Balança, Boa Vista, Cajazeiras, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Dias Macedo, Edson Queiroz, Jardim das Oliveiras, José de Alencar, Parque Dois Irmãos, Parque Iracema, Parque Manibura, Passaré, Sabiaguaba e Sapiranga.