Estudantes da rede municipal participam de Festival de Protagonismo Infantil
Mostra sobre exposição precoce às mídias digitais reuniu estudantes e educadores, no Cineteatro São Luiz, para promoção de brincadeiras na formação dos mais novosVestidos com fardamento escolar das cores amarelo e laranja, entre sorrisos e brincadeiras, crianças da rede municipal de educação de Fortaleza começaram a ocupar as cadeiras do Cineteatro São Luiz, nesta terça-feira, 18, para acompanhar a 4ª mostra do Festival de Protagonismo Infantil. A ocasião começa a reunir estudantes do infantil e educadores para promoção de brincadeiras e artes na formação dos mais novos. Além disso, o evento chama atenção para a importância de cultivar uma cultura menos consumista e menos exposta às mídias digitais.
Os passeios dos estudantes no local estão programadas para os turnos da manhã e da tarde dos dias 18 e 19 de outubro. Em edições anteriores, o projeto já desenvolveu trabalhos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O secretário-adjunto de Educação, Jefferson Maia, esteve no equipamento e reforçou a necessidade de viabilizar discussões relacionadas à exposição precoce às mídias digitais. “Nós queremos enfatizar que dentro da educação infantil as garantias dos direitos de aprendizagem passam pelo acesso a brincadeiras saudáveis e totalmente adequadas à idade das crianças, sem o estímulo precoce às mídias digitais.”
“O tempo de brincar, na educação infantil, é valiosíssimo. Estamos tentando mandar uma mensagem de enfrentamento a essa exposição precoce, das mídias e de jogos inadequados a essas crianças, que por vezes atrapalham o desenvolvimento infantil, muito mais do que colabora”, reforça.
Protagonismo Infantil
O protagonismo infantil é um projeto desenvolvido no cotidiano das unidades de Educação Infantil da rede municipal. A iniciativa busca fortalecer a ideia de criança como pessoa ativa e produtora de cultura. A Mostra teve início em 2017, a partir da 1ª Mostra do Festival Protagonismo Infantil.
Sobre os ganhos com a execução do projeto, a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria da Municipal da Educação (SMS), Simone Calandrine, destaca um amadurecimento para além do currículo escolar.
“O retorno que temos é uma criança com domínio da oralidade, que se posiciona, expressa o próprio pensamento, desenvolve coordenação motora e uma dimensão de aprendizagens que não cabe no currículo”, finaliza.
Simone conta que as crianças frequentam os espaços da Cidade, junto à Secretaria, para brincar e apresentar seus trabalhos artísticos, tendo como base o currículo da educação infantil.
"Através desse currículo, elas trazem toda a criatividade, beleza e arte. Além disso, durante a participação no projeto, os pequenos têm a oportunidade de vivenciar, dentro do seu território, espaços culturais públicos que potencializam a vivência na própria cidade.”
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente