Terminais de ônibus de Fortaleza recebem iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa
Outras ações educativas estão previstas para ocorrer nos terminais com o objetivo de promover a disseminação de informações sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mamaCom o objetivo de promover a conscientização a respeito da prevenção ou detecção precoce ao câncer de mama, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), realiza um conjunto de ações a partir desta quinta-feira, 13, nos terminais de ônibus da Capital.
Entre elas, uma iluminação especial e distribuição de panfletos informativos sobre a causa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A ação será realizada de forma itinerante pelos terminais da cidade, chegando aos terminais da Parangaba no dia 19, no Lagoa no dia 20 e no Antônio Bezerra no dia 27.
Os terminais Lagoa, Parangaba, Papicu, Messejana, Siqueira e Antônio Bezerra, bem como a sede da Etufor, receberam iluminação especial rosa com o objetivo de sensibilizar simbolicamente a todos os usuários sobre o Outubro Rosa.
Segundo a Etufor, o objetivo da ação é informar os usuários do transporte coletivo sobre a importância de detectar precocemente o câncer de mama por meio dos exames realizados anualmente e possíveis sintomas.
Além disso, a perspectiva é de que seja esclarecido como deve ser feito o autoexame e adotado um estilo de vida saudável, a partir da distribuição de panfletos educativos, tira-dúvidas. Também haverá orientação sobre como acessar os serviços de saúde públicos, desde as primeiras consultas até o agendamento para a mamografia, por exemplo.
Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente
Vale ressaltar que os transportes coletivos devem oferecer a facilidade de embarque e desembarque de mulheres mastectomizadas pela porta da frente, dentro ou fora dos terminais de integração. A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Etufor, e tem o intuito de facilitar a mobilidade das passageiras dentro do transporte público.
Para usufruir do benefício, basta realizar agendamento on-line e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico. Destaca-se ainda que esse benefício não dá direito à gratuidade, sendo necessário apresentar o Bilhete Único no validador para registro da biometria e débito da passagem.