Festa de Nossa Senhora de Fátima: como ficará o trânsito em Fortaleza
A procissão partirá da Igreja do Carmo, às 18 horas, em direção à Igreja de Fátima, com previsão de chegada às 20 horas. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disciplina o tráfego na região; saiba como funcionaráA comunidade católica se reúne em uma procissão a ser realizada na tarde desta quinta-feira, 13, para celebrar a Festa de Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, é celebrada a última aparição da santa aos três pastores, data importante para os devotos. Em Fortaleza, a caminhada dos fiéis partirá da Igreja do Carmo, às 18 horas, em direção à Igreja de Fátima, com previsão de chegada às 20 horas.
O padre Ivan de Souza, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, explica que, segundo a fé católica, Nossa Senhora de Fátima teve origem na cidade de Fátima, em Portugal, onde três meninos, Lucia de Jesus Santos, de 10 anos e seus primos Francisco Martos, de 9 anos, e Jacinta Martos, de 7 anos, tiveram a visão de Nossa Senhora.
“Aconteceu no ano de 1917. Ao todo, foram seis aparições de Nossa Senhora aos três meninos, sempre no dia 13 de cada mês. A primeira foi no dia 13 de maio e a última no dia 13 de outubro”, conta o padre.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nas aparições, o pároco afirma que, em suma, os pedidos da santa ao povo eram a oração, a penitência e a conversão. Para ele, a data é muito importante para a Igreja Católica, pois ela carrega o simbolismo de fechamento de ciclos e de prosperidade na fé.
“O dia 13 de outubro tem um significado de procissão, de continuar. Por isso que desde 1917, a caminhada continua e vem crescendo cada vez mais. Então, hoje somos convocados a dar continuidade a nossa missão que é não somente fazer com que a devoção à Nossa Senhora cresça, mas, sobretudo, o seguimento a Jesus Cristo”, destaca.
Como ficará o trânsito durante a procissão?
No intuito de garantir um ir e vir seguro do público que acompanhará a procissão entre as igrejas do Carmo e de Fátima, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disciplina o tráfego na região.
Segundo a AMC, 130 agentes estarão envolvidos na operação, que começa às 5h30min com a coibição de estacionamento nas ruas Oswaldo Studart, Paula Rodrigues e Mário Mamede, no entorno da Igreja de Fátima. Esse esquema se repetirá nos três turnos para garantir a fluidez das principais vias.
Nas proximidades da Igreja do Carmo, no bairro Centro, o controle de tráfego terá início no mesmo horário. Desde cedo não será permitido estacionar nas ruas Major Facundo, Clarindo de Queiroz e Barão de Aratanha, sendo necessário que os condutores deixem a área livre para a concentração do público.
Interdições provisórias
Fechamento do cruzamento da Major Facundo com Duque de Caxias - Durante o percurso da procissão, agentes farão bloqueios temporários ao longo das vias Major Facundo, Clarindo de Queiroz, Barão de Aratanha e Av. 13 de Maio.
Entorno da Igreja de Fátima - Interditado a partir de 18 horas. Dessa forma, durante a realização da missa campal, após a procissão, a Av. 13 de Maio terá a pista nos dois sentidos bloqueada no trecho compreendido entre a Rua Barão de Aratanha e o viaduto da Av. Pontes Vieira.
Orientações de trânsito
A AMC orienta que os desvios sejam feitos pela Av. Luciano Carneiro e Rua Mário Mamede (sentido Bairro de Fátima/Aldeota) e pela alça do viaduto da Av. Aguanambi e Av. Eduardo Girão (sentido Aldeota/Bairro de Fátima).
Conforme recomendação do órgão, os condutores que quiserem trafegar no sentido Aldeota/Av. Bezerra de Menezes devem optar pelas avenidas Heráclito Graça, Duque de Caixa e Eduardo Girão. Já no sentido Av. Bezerra de Menezes/Aldeota devem priorizar a avenida Eduardo Girão e Borges de Melo.
Em decorrência da grande movimentação de populares, as equipes de educação da AMC levarão ainda serviços para atendimento no local. Um trailer itinerante será montado no pátio lateral do Santuário, das 8h da manhã ao meio-dia. Idosos e deficientes poderão solicitar a credencial para estacionar nas vagas especiais de estacionamento.
Para se credenciar, a pessoa com deficiência deverá apresentar os seguintes documentos: laudo ou atestado médico, RG, CPF e comprovante de residência. Os idosos precisam dos mesmos documentos, com exceção do laudo médico.