Dia de Nossa Senhora Aparecida: santuário em Fortaleza realiza procissão

Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado em todo o País no dia 12 de outubro. Em Fortaleza, a data vai ser marcada por procissão e missas em santuário do bairro Montese

16:31 | Out. 11, 2022

Por: Marília Serpa
Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado em santuário do bairro Montese, em Fortaleza (foto: Reprodução/Instagram @snsaparecidaoficial)

Celebrado em todo o País nesta quarta-feira, 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida será marcado em Fortaleza por uma procissão, realizada na mesma data, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Montese. A celebração faz parte da programação da "Novena e Festa da Padroeira 2022", evento iniciado desde o dia 2 deste mês. 

Além da procissão, também serão celebradas missa aos fiéis em oito horários diferentes, a partir das 6 horas da manhã até o último horário, às 18h30min.

A celebração da data é realizada no local desde em 7 de setembro de 1951, o primeiro ano do santuário, o qual foi elevado à paróquia em 8 de dezembro de 1958. Ele fica situado na avenida Gomes de Matos, 1981, Montese.

De acordo com o diácono da Arquidiocese de Fortaleza, Jocenilton Brito, a festividade de Nossa Senhora Aparecida ocorre há 64 anos e é considerada um "dia importante para todo o povo católico que celebra a sua padroeira, com toda fé e esperança de dias melhores, com a benção de Deus".

Neste ano, a festa terá como tema "Faça-se em mim segundo a Tua Palavra - Lucas 1:38". Conforme o membro da Igreja Católica, a expectativa para o dia é grande.

"Após dois anos sem procissão, teremos neste ano, e os fiéis já se enchem de alegria. Antes da procissão teremos uma homenagem especial à Nossa Senhora feita pelo cantor Ítalo Poeta, às 16h30min. Já a procissão pelas principais ruas do Montese será às 17 horas, e, às 18h30min, será celebrada a missa de encerramento presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio", destacou o diácono.

História de Nossa Senhora Aparecida

Segundo a crença católica, a história da padroeira do Brasil começa ainda na segunda quinzena de outubro de 1717, época em que Aparecida fazia parte de Guaratinguetá. Os cidadãos da cidade se preparavam para uma festa em homenagem a Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar, que estava de passagem pela região.

Devido aos preparativos da festa, diversos pescadores foram ao rio Paraíba do Sul procurar peixes para serem ofertados ao conde. Sem apanhar nada, os homens — todos devotos de Virgem Maria — já estavam prestes a desistir da pescaria, quando decidiram lançar a rede uma última vez.

Ao puxarem, descobriram o corpo de uma imagem sacra, sem cabeça. Lançaram a rede novamente e, desta vez, pescaram a cabeça da santa. Relatos dos fiéis apontam que, desde que a imagem foi para o barco, eles pescaram inúmeros peixes, um feito considerado milagroso.

"A partir do milagre de Nossa Senhora Aparecida, homens e mulheres começaram a fazer suas orações pedindo a intercessão da Virgem Maria. Após a devoção tomar grande proporção pelo País, foi proclamada padroeira do Brasil no ano de 1929", explica o diácono Jocenilton. (Colaborou Bruna Lira)

Programação da Novena e Festa da Padroeira 2022

Quarta-feira, 12/10:

  • 6 horas: Santa Missa - Celebrante: Pe. Uilaci de Almeida
    Música: Terço dos homens
    Liturgia: Terço dos homens

 

  • 7h30: Santa Missa - Celebrante: Pe. Gabriel Brilhante
    Música: Obra Nazireu
    Liturgia: Regina Stela e Raimundo Araújo

 

  • 9 horas: Santa Missa - Celebrante: Pe. Marcelândio Teixeira
    Música: Dom de Deus
    Liturgia: Equipe das 9 horas (dominical)

 

  • 10h30: Santa Missa - Celebrante: Pe. José Carlos
    Música: Cap. Nossa Senhora das Vitórias
    Liturgia: Cap. Nossa Senhora das Vitórias

 

  • 12 horas: Santa Missa - Celebrante: Pe. Wesley da Silva
    Música: Amém
    Liturgia: Ariel, Ana Virgínia e Sandra Mota

 

  • 14 horas: Santa Missa - Celebrante: Pe. Sidney Mendonça
    Música: Coral das Mães
    Liturgia: Cap. Nossa Senhora Perpétuo Socorro

 

  • 15 horas: Santa Missa - Celebrante: Pe. Adair Ramos
    Música: Cap. Nossa Senhora Guadalupe
    Liturgia: Cap. Nossa Senhora Guadalupe

 

  • 17 horas: Procissão

 

  • 18h30: Santa Missa - Celebrante: Dom José Antônio
    Música: Grupo Unidade (Sueli)
    Liturgia: Com. Edson Braga, Júlio César, Grupo de Canto e Timá

 

Serviço

Novena e Festa da Padroeira 2022

Endereço: Santuário Nossa Senhora Aparecida (av. Gomes de Matos, 1981 - Montese)

Data: De 2 a 12 de outubro 

Mais informações: @snsaparecidaoficial - Instagram do Santuário