Bilhetinho: mais de 47 mil crianças usaram cartão de gratuidade nos ônibus de Fortaleza

Gratuito e cedido pela Etufor, o Bilhetinho tem o objetivo de facilitar o embarque das crianças nos ônibus de Fortaleza

15:17 | Out. 11, 2022

Por: Bruna Lira
Foto de apoio ilustrativo. Gratuidade nos coletivos para crianças é garantida com o Bilhetinho (foto: SARA MAIA em 19/11/2013)

Em pouco mais de nove anos, 47.183 crianças na Capital cearense já foram contempladas pelo Bilhetinho, emitido de forma gratuita pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para facilitar o embarque das crianças de 2 a 7 anos incompletos ou com altura até 1,10m nos ônibus de Fortaleza. Somente em 2022, o número de solicitações em 2022 chegou a 1.824, porém é mais baixo em relação aos anos anteriores, conforme a Prefeitura 

O bilhetinho foi lançado em junho de 2013, junto com o Bilhete Único, para evitar que as crianças pulem a catraca ou arrastem-se pelo chão.

Para adquirir o cartão, é necessário agendar o atendimento na página da Etufor e comparecer ao local de cadastramento agendado com a documentação necessária para efetuar a biometria facial da criança, que é a foto que será impressa no documento.

A Etufor destaca que a gratuidade das crianças com até 1,10m é garantida mesmo sem o documento. No entanto, com o Bilhetinho dúvidas ou questionamentos por parte dos operadores do transporte são facilitadas, pois o cartão serve como forma de garantia de que a idade e estatura estão de acordo com a Lei.

A biometria facial ainda evita que o cartão seja utilizado por terceiros e outros tipos de fraudes.

Requisitos necessários

Quem tem direito à gratuidade

- Crianças de 2 a 7 anos incompletos;
- Crianças maiores de 7 anos e com altura até 1,10m (um metro e dez centímetros de altura).
Para solicitar segunda via ou reimpressão, o responsável deve apresentar Boletim de Ocorrência feito na Delegacia ou Eletrônico impresso.

Onde fazer o cadastro e a documentação necessária:

Local de cadastro: Sede da Etufor, Central de Atendimento Shopping Aldeota, Riomar Kennedy, Câmara Municipal e Vapt-Vupt Antônio Bezerra e Messejana.
Documentação: (cópia e original) RG e CPF da criança e ou responsável, (cópia e original) certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza. A criança deve comparecer para fazer a biometria facial (foto).