Bilhetinho: mais de 47 mil crianças usaram cartão de gratuidade nos ônibus de Fortaleza
Gratuito e cedido pela Etufor, o Bilhetinho tem o objetivo de facilitar o embarque das crianças nos ônibus de Fortaleza
15:17 | Out. 11, 2022
Em pouco mais de nove anos, 47.183 crianças na Capital cearense já foram contempladas pelo Bilhetinho, emitido de forma gratuita pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para facilitar o embarque das crianças de 2 a 7 anos incompletos ou com altura até 1,10m nos ônibus de Fortaleza. Somente em 2022, o número de solicitações em 2022 chegou a 1.824, porém é mais baixo em relação aos anos anteriores, conforme a Prefeitura
O bilhetinho foi lançado em junho de 2013, junto com o Bilhete Único, para evitar que as crianças pulem a catraca ou arrastem-se pelo chão.
Para adquirir o cartão, é necessário agendar o atendimento na página da Etufor e comparecer ao local de cadastramento agendado com a documentação necessária para efetuar a biometria facial da criança, que é a foto que será impressa no documento.
A Etufor destaca que a gratuidade das crianças com até 1,10m é garantida mesmo sem o documento. No entanto, com o Bilhetinho dúvidas ou questionamentos por parte dos operadores do transporte são facilitadas, pois o cartão serve como forma de garantia de que a idade e estatura estão de acordo com a Lei.
A biometria facial ainda evita que o cartão seja utilizado por terceiros e outros tipos de fraudes.
Requisitos necessários
Quem tem direito à gratuidade
- Crianças de 2 a 7 anos incompletos;
- Crianças maiores de 7 anos e com altura até 1,10m (um metro e dez centímetros de altura).
Para solicitar segunda via ou reimpressão, o responsável deve apresentar Boletim de Ocorrência feito na Delegacia ou Eletrônico impresso.
Onde fazer o cadastro e a documentação necessária:
Local de cadastro: Sede da Etufor, Central de Atendimento Shopping Aldeota, Riomar Kennedy, Câmara Municipal e Vapt-Vupt Antônio Bezerra e Messejana.
Documentação: (cópia e original) RG e CPF da criança e ou responsável, (cópia e original) certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza. A criança deve comparecer para fazer a biometria facial (foto).