Defensoria da Infância e Juventude de Fortaleza realizou 4,5 mil atendimentos em 2022

Foram ofertados 4,5 mil atendimentos em Fortaleza no âmbito preventivo, protetivo, socioeducativo e educativo em direitos. Na próxima terça, 11, a Defensoria Pública vai inaugurar o Espaço Família, uma sala para mães e seus bebês

21:26 | Out. 07, 2022

Por: Marília Serpa
Foto de apoio ilustrativo. Defensoria da Infância e Juventude de Fortaleza realizou 4,5 mil atendimentos em 2022 (foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo)

O Núcleo de Atendimento da Defensoria da Infância e Juventude (Nadij), da Defensoria Pública do Ceará (DPCE), realizou 4,5 mil atendimentos neste ano em Fortaleza. O número representa quase 20 mil atuações do órgão no âmbito preventivo, protetivo, socioeducativo e educativo em direitos.

Criado em novembro de 2012, o núcleo tem o objetivo de ofertar atendimento inicial e suporte de demandas que englobam os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na Capital. Em maio deste ano, mais de 40 atendimentos voltados para ações de adoção foram realizados.

Na próxima terça-feira, 11, a Defensoria vai promover o "Defesa da Criança: Prioridade Absoluta", evento que apresentará um balanço com todas as atuações do Nadij. A solenidade vai ser realizada em Fortaleza, na av. Pinto Bandeira, 1111, bairro Luciano Cavalcante, a partir das 14 horas.

Na ocasião, também serão apresentados novos projetos do núcleo, além da participação de equipes que atuam na Casa da Criança Cearense. O Espaço Família, sala de amamentação, higiene e alimentação de crianças que aguardam atendimento no Núcleo de Petição Inicial (Napi), também será inaugurado.

Outros projetos da infância e juventude

Em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Najid criou a Casa da Criança Cearense para ofertar atendimento e proteção para crianças e adolescentes que foram vítimas ou testemunhas de violência grave.

Para oferecer assistência jurídica em diversas áreas para a população da Capital, está sendo desenvolvido pelo núcleo o Projeto Acolher, que objetiva levar o serviço semanalmente às sextas-feiras em diferentes bairros da cidade. 

Para diminuir os números de subregistro no interior do Estado, foi criado o Meu Registro, Minha Cidadania. Por meio das ações, a Defensoria atua em conjunto com os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a fim de agilizar a emissão do documento de registro civil.

O projeto foi criado em maio deste ano, e já foram atendidos 105 pedidos para emissão do registro de nascimento de crianças e adolescentes de todo o Ceará.

Atualmente, o Najid acompanha 22 unidades de acolhimento, com aproximadamente 400 acolhidos. O número é impreciso, segundo a supervisora do núcleo, Julliana Nogueira Andrade Lima, uma vez que entram e saem usuários quase todos os dias.

Serviço

Inauguração do Espaço Família

Quando: Terça-feira, 11

  • 14h15 - Apresentação cultural
  • 14h30 - Mesa de abertura
  • 15 horas - Nadij: a atuação defensorial na infância (com a defensora pública Juliana Nogueira Andrade Lima)
  • 15h30 - Troca de experiências na defesa da criança (a Casa da Criança Cearense e a atuação defensorial na infância)
  • 16 horas - Inauguração do Espaço da Família na sede da Defensoria Pública do Ceará

Onde: Auditório da sede da Defensoria Pública do Ceará (Av. Pinto Bandeira, 1111, bairro Luciano Cavalcante, Fortaleza).