Outubro Rosa: Fortaleza recebe iluminação especial e programação
Diferentes pontos de Fortaleza receberam iluminação especial em alusão à campanha Outubro Rosa, que visa prevenir e conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mamaObjetivando conscientizar a população da Capital cearense sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, foi instalada uma iluminação especial em diferentes pontos da cidade em alusão à campanha Outubro Rosa. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Os locais que contam com iluminação especial são: Hospital da Mulher, Paço Municipal, Estátuas de Iracema (Beira-Mar e Volta da Jurema), Jangadinha (Beira-Mar), Centro Cultural Belchior, Praça Portugal, Sede da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Casa do Barão de Camocim, Sede da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Praça do Cristo Redentor e Vila das Artes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Alguns pontos estão iluminados desde sábado, 1º. Além da iluminação, que vai durar todo o mês de outubro, outras programações de combate e prevenção ao câncer de mama serão feitas em Fortaleza. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai realizar abertura oficial do Outubro Rosa nesta sexta-feira, 7, na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso.
No local, serão realizadas apresentações artísticas, aulões de exercício físico, programação nutricional, além da oferta de exames de mamografias e ultrassons para as mulheres que foram agendadas pela atenção primária. Os postos de saúde da Capital também vão promover trabalhos educativos e serviços de prevenção e diagnósticos da doença durante este mês.
As programações dos postos vão contar com palestras e rodas de conversa que abordam temas sobre conscientização da realização da mamografia para o diagnóstico precoce, papel da alimentação saudável na prevenção da doença e a prática do exercício físico. Assuntos sobre autoestima feminina e impacto na qualidade de vida frente ao diagnóstico também serão abordados.
As atividades durante o mês de outubro incluem também mutirões de solicitação de exames de mamografia, oferta de testes rápidos e exames citopatológicos, procedimento que pode evitar a cirurgia com fins de diagnósticos e auxilia na detecção de nódulos. Também será feita uma busca ativa de pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos para realizar o exame de mamografia.
Atendimento
Visando facilitar o acesso das mulheres aos exames de câncer de mama durante este mês, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai ampliar a oferta para cerca de quatro mil exames de mamografias a serem realizados na rede secundária de Fortaleza, além das vagas já ofertadas regularmente.
O encaminhamento deve ser feito por meio dos 116 postos de saúde da Capital. A indicação acontece, principalmente, para o rastreamento de mulheres acima de 40 anos, pacientes com histórico familiar de câncer de mama ou mulheres com queixa de sintomas mamários.
Mutirão de cirurgias plásticas
Um mutirão de cirurgias plásticas será realizado no Instituto Dr. José Frota (IJF) para reconstrução mamária de oito mulheres mastectomizadas durante o tratamento do câncer de mama. A ação é coordenada pelo médico Breno Pessoa, do Serviço de Cirurgia Plástica do hospital.
Atividades na Rede Cuca
A Rede Cuca, da Prefeitura de Fortaleza, também vai promover atividades de sensibilização e de conscientização em todas as suas cinco sedes ao longo do mês. A programação teve início a partir desta quarta-feira, 4, com assuntos sobre ciclo menstrual no Cuca do bairro José Walter.
Na quinta-feira, 5, o Cuca Pici vai realizar o "Papo de Mulher" com o tema "Mitos e verdades sobre saúde da mulher". Já no Cuca Barra, será realizada uma oficina sobre autoestima da mulher. Na próxima terça, 11, o local também vai ofertar uma palestra sobre comportamentos saudáveis para mulheres.
Ainda no Cuca Barra, no dia 13 de outubro, será realizada uma roda de conversa sobre saúde íntima. No mesmo dia, o Cuca Jangurussu vai ofertar uma roda de conversa sobre candidíase. O Cuca Pici, na mesma data, vai realizar uma conversa sobre direitos da mulher.
No dia 19 de outubro, o Cuca José Walter vai realizar uma blitz de saúde. No dia 21, o Cuca Barra realiza o "Cine Pivete: empoderamento de mães que cuidam". O Cuca Pici terá uma roda de conversa sobre endometriose.
Para encerrar a programação da Rede Cuca, no dia 25 de outubro, o Cuca Jangurussu vai realizar uma roda de conversa sobre vulvovaginites e cuidados íntimos.