Animais recebem benção no Santuário Sagrado Coração de Jesus
Data de hoje faz alusão ao Dia Mundial dos Animais, e possui relação direta com São Francisco de AssisO Dia Mundial dos Animais é celebrado anualmente no 4 de outubro. A data possui relação direta com São Francisco de Assis, santo católico. A escolha desta marcação temporal foi feita para homenagear Francisco, que morreu na mesma data, em 1226.
Para fortalecer a tradição de amor pela natureza e aos animais, a Arquidiocese de Fortaleza promoveu a celebração de benção para os pets, na manhã desta terça-feira, 4. Na ocasião, tutores e animais domésticos estiveram no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Selma Montenegro, 47, é a tutora do cachorro Luke, de 15 anos. Os dois são de Mato Grosso e estiveram na cerimônia pela primeira vez. Questionada sobre a data da celebração, Selma explica que sempre teve uma admiração especial pelo santo católico. “Na minha cidade natal (Jaciara, em Mato Grosso) tinha uma estátua dele com vários animais. Eu sempre achei lindo.”
Sobre a conexão com o cachorrinho Luke, Selma disse que tem uma relação de muito carinho e cuidado. “O Luke é meu companheiro. Quando eu cheguei em Fortaleza, adoeci. O Luke sempre fazia questão de ficar ao meu lado durante o processo de recuperação. Eles sentem quando a gente não está bem. Quando a gente chega em casa, vemos a alegria dele em nos receber. É emocionante falar do Luke.”
De folga das obrigações, o jovem Pedro Vitor Nunes, 23, aproveitou o tempo livre para levar a calopsita da família até o Santuário. Ele contou que um certo dia, a ave apareceu no trabalho do pai do jovem. “Como não conseguimos achar o antigo dono do Epitácio, nós resolvemos adotá-lo. Estamos juntos há três meses.”
“No Shalom, comunidade em que faço parte, São Francisco é um baluarte, com uma trajetória exemplar de amor a Deus e à Nossa Senhora. Além disso, São Francisco tem, em particular, uma relação íntima com a criação. Ele amava a criação, porque ele amava Deus”, concluiu.
Promessa para Francisco
Entre o coro de fiéis cantando a Oração de São Francisco e os latidos da cachorra Lua de 3 meses, Maria Francisca Cavalcante, 74, falou sobre a paixão pelos animais de estimação e a devoção pelo santo, que vem de gerações. “Eu tenho muito amor por São Francisco. Eu e minha família. Minha mãe fez uma promessa de batizar todos os filhos homenageando o santo, caso minha irmã mais velha conseguisse sobreviver de um problema de saúde que ela tinha. Por isso me chamo Francisca também”, disse.
Além disso, quando eu era criança, Maria contava com a parceria de uma grande amigo. "Meu pai me deu meu primeiro cachorrinho. Eu acompanhava meu pai no serviço. Entre as ferramentas, meu cachorro e eu brincávamos. Ele era meu amigo. Desde então sou apaixonada por animais”, explica Maria Francisca.
Contemplação do divino através da criação
De acordo com o Frei José Helio Vieira, Francisco conseguia contemplar Deus através da criação. "Ao longo da história, esse santo foi sendo reconhecido como alguém ligado às questões da natureza. Nesse sentido, a criação é aplicada de uma maneira completa, passando pelos irmãos e pela natureza. Essa criação é um sinal da bondade e do amor de Deus.”
A relação entre os animais e São Francisco se desenvolve a partir do exemplo de vida do próprio santo. “Tem uma passagem dos textos franciscanos que dizem que São Francisco pegou um vermezinho, que estava mexendo com a terra, e começou a ensinar a um frade que aquele verme não deveria morrer, pois aquele ele teria sua importância na criação, merecendo ser conservado.”