Menos da metade do público infantil foi imunizado contra a poliomielite em Fortaleza

Municípios que não bateram meta estabelecida pelo MS poderão continuar a campanha até dia 31 de outubro

12:18 | Out. 04, 2022

Por: Lara Vieira
Vacinação contra poliomielite foi prorrogada até fim de outubro (foto: FERNANDA BARROS)

Apenas 43% das crianças entre 1 e 4 anos receberam o imunizante contra a poliomielite em Fortaleza. De acordo com o balanço da Campanha Nacional de Vacinação, a Capital vacinou, desde o dia 08 de agosto até o dia 02 de outubro, 55.294 crianças de 1 a 4 anos. Por conta da baixa adesão, a campanha continua até dia 31 de outubro.

A meta para a vacina de rotina contra a poliomielite, aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade, definida pelo Ministério da Saúde, era 95% do público alvo. Até junho deste ano, o índice geral de vacinação em Fortaleza contra a doença está em 68,75%.

Apesar da Campanha Nacional contra Poliomielite e de Multivacinação ter sido encerrada oficialmente pelo Ministério da Saúde (MS) na última sexta-feira, 30, os Municípios terão autonomia para continuar a campanha até dia 31 de outubro.

Campanha continua 

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informou que os pais e/ou responsáveis de crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, bem como o público da faixa etária de 0 a 14 anos devem buscar os postos de saúde para regularizar a caderneta de vacinação. A aplicação prossegue, no horário das salas de vacinação, das 7h30 às 18h30.

A SMS também informou que está atuando na busca ativa nas residências, além de levando a imunização para instituições públicas e privadas de ensino onde estudam crianças nessa faixa etária.