Fortaleza: caravana vai preparar professores para reconhecer problemas de saúde em crianças

Evento acontece próximo dia 15, às 11 horas, na Faculdade Unichristus. Inscrição é gratuita e feita por meio de um formulário.

23:31 | Out. 04, 2022

Por: Redação O POVO
Foto de apoio ilustrativo. Profissionais da educação infantil vão aprender a identificar sinais de saúde que podem prejudicar o desenvolvimento da criança (foto: MATEUS DANTAS)

Fortaleza vai receber, no dia 15 deste mês, a Caravana Científico-Social–, uma ação itinerante que busca capacitar professores do ensino infantil para reconhecer sinais de problemas relacionados à fala, audição, respiração e sono em crianças. O evento acontece às 11 horas, na Faculdade Unichristus. Inscrição é gratuita e feita por meio de um formulário.

Durante momento, médicos otorrinarologologistas vão ensinar o público participante a identificar o comportamento de crianças que não escutam bem o professor, não respiram corretamente pelo nariz e têm atraso de fala e de linguagem.

Otorrinos vão explicar também como espirros constantes, inflamações no ouvido, roncos e noites mal dormidas podem interferir no desenvolvimento infantil. Médicos palestrantes vão falar ainda sobre rinite alérgica e lavagem nasal, um procedimento que ajuda a melhorar os sintomas de rinossinusites.

O público presente vai receber também uma cartilha educativa com exemplos de situações que ocorrem no cotidiano e que "representam um alerta para a necessidade de uma avaliação especializada".

A Caravana Científico-Social é promovido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), com o apoio da representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Ação já percorreu capitais como Brasília, Goiânia e Porto Alegre. Em Fortaleza, ela acontece em parceria com a Sociedade Cearense de Otorrinolaringologia e Endoscopia Peroral, do Centro Universitário Christus e da Associação Médica Cearense (AMC).

Importância de ação para a saúde

Segundo o presidente da ABORL-CCF, Renato Roithmann, "atuar também com um olhar da saúde é mais uma forma de proporcionar um futuro melhor" para as crianças. Em nota divulgada pelo órgão, o representante destaca a importância da caravana quanto ao impacto na saúde. 

“É importante que os profissionais da área da educação infantil estejam familiarizados com essas alterações e atentos para alertar os responsáveis pela criança para a necessidade de uma avaliação médica o quanto antes”, frisa.

Roithmann ainda destaca que alterações de respiração, da audição, da linguagem e do sono impactam negativamente no aprendizado e no desenvolvimento da criança.

"Mas todas essas consequências podem ser evitadas ou mesmo revertidas, se tratadas a tempo. Professores podem ajudar nesse processo, reconhecendo sinais e chamando a atenção dos pais para que procurem o médico otorrinolaringologista para uma avaliação correta", pontua representante. 

Caravana Científico-Social

Quando:15 de outubro, às 11 horas

Onde: Auditório do 2º andar da Faculdade Unichristus, situada na Rua João Adolfo Gurgel, 133 - Cocó, em Fortaleza

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgk8_O7lS0_4uE6RsvJrJZ19Zec8LlTiCgqSFSEg5VpWqg-Q/viewform