Poliomielite: Fortaleza prorroga campanha de vacinação até 31 de outubro
A Capital vacinou 43% das 130 mil crianças de 1 a 4 anos que compõem o público-alvo da campanha. A campanha de multivacinação também continua
17:08 | Out. 03, 2022
A Prefeitura de Fortaleza prorrogou mais uma vez a campanha de vacinação contra a poliomielite. Até esse domingo, 2, 55.294 crianças de 1 a 4 anos foram imunizadas, o que representa 43% do público-alvo, composto por 130 mil crianças. Outras 74 mil precisam ser imunizadas para que a meta seja cumprida, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza. O novo prazo vai até 31 de outubro.
A campanha de multivacinação, direcionada ao público na faixa etária de zero a 14 anos, também foi prorrogada. Em relação a esse público, 295.668 crianças e adolescentes foram para regularizar a caderneta. Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização de Fortaleza, destaca que o Brasil tem alto risco de reintrodução do vírus causador da polio: "o risco está batendo à porta".
Ela destaca que a secretaria está levando a imunização para as instituições públicas e privadas de ensino onde estudam crianças nessa faixa etária. Além disso, agentes de saúde estão fazendo busca ativa das crianças do público-alvo nas residências.
"É importante que pais ou responsáveis estejam atentos para enviar o cartão de vacina, levem as crianças ao posto ou recebam os agentes e enfermeiros em casa", alerta a coordenadora. Soldatelli frisa que a poliomielite é uma ". doença grave, deixa sequelas irreversíveis, não tem cura, pode levar ao óbito pela paralisação das vias respiratórias".
Conforme a secretaria, a aplicação das vacinas ocorre nos 116 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. Nos fins de semana e feriados, os postos de Messejana funcionam das 8h30min às 16h30min.
A Campanha Nacional contra Poliomielite e de Multivacinação encerrou oficialmente pelo Ministério da Saúde (MS) na última sexta-feira, 30, contudo os Municípios têm autonomia para continuar a campanha até dia 31 de outubro, como foi o caso de Fortaleza.
Poliomielite: entenda o esquema vacinal
1ª dose: aos 2 meses através de injeção (VIP)
2ª dose: aos 4 meses através de injeção (VIP)
3ª dose: aos 6 meses através da injeção (VIP)
1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP)
2º reforço: menores de 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP)
Leia mais