Semace: maioria do litoral de Fortaleza está próprio para banho

Dos 31 postos de coleta da Semace, dez estão impróprios para banho, e 21 apresentaram índice de poluição dentro do aceitável

11:40 | Out. 01, 2022

Por: Bemfica de Oliva
Praia do Futuro, em Fortaleza (foto: FERNANDA BARROS)

Fortaleza tem dois trechos de mar próprios para banho e dois trechos não recomendados. As informações são da Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), e foram emitidas nessa sexta-feira, 30 de setembro.

Segundo o órgão, a maior parte da orla da Capital está com bom índice de balneabilidade. Dos 31 postos de coleta em Fortaleza, 21 apresentaram níveis de poluição dentro do aceitável, e outros dez são considerados impróprios para banho.

Os locais com mar não indicado para banho em Fortaleza são no litoral Oeste e na região do Porto do Mucuripe. O primeiro trecho vai da avenida Pasteur, no Pirambu, até a foz do Rio Ceará, na Barra do Ceará. O segundo vai da estátua de Iracema na Praia do Mucuripe até a rua Ismael Pordeus.

Já os trechos próprios para banho em Fortaleza incluem quase todo o litoral Leste e a região central da cidade. O primeiro vai da areninha da Praia do Futuro até a foz do rio Cocó, na Praia da Sabiaguaba. O segundo vai do espigão da avenida Leste-Oeste até a altura do Jardim Japonês, na Volta da Jurema.

Semace ficou quatro meses sem medir qualidade da água

 

Os boletins de balneabilidade da Semace são publicados uma vez por semana para Fortaleza e mensalmente para as praias no restante do Estado. No entanto, entre março e setembro, o órgão ficou sem testar a qualidade da água do mar no Ceará.

A interrupção do serviço ocorreu pela falta de materiais para realizar os testes. As análises da Capital voltaram a ser realizadas no começo de setembro. No restante do Ceará, os resultados ainda não foram publicados.

Mais notícias de Fortaleza