Nova unidade do VetMóvel terá atendimento a ONGs protetoras de animais em Fortaleza

Unidade funcionará semanalmente por meio de um caminhão-baú composto por centro cirúrgico e serviços como consultas veterinárias, castração e vacinação antirrábica

22:38 | Set. 29, 2022

Por: Mirla Nobre
Quarta unidade do VetMóvel foi inaugurada e funcionará em um caminhão-baú equipado com centro cirúrgico atendendo ONGs e protetores de animais com consultas veterinárias, castração e vacinação antirrábica em Fortaleza (foto: FCO FONTENELE)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do prefeito José Sarto (PDT), inaugurou a quarta unidade do VetMóvel nesta quinta-feira, 29, no Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza. O novo equipamento irá funcionar em um caminhão-baú com atendimento semanalmente a ONG’s de proteção animal e protetores de animais na Capital.

O equipamento é composto por centro cirúrgico e terá serviços de consultas veterinárias, castração e vacinação antirrábica. A unidade se soma às outras três unidades do Vetmóvel em Fortaleza. São duas itinerantes, e outra fixa, localizada ao lado da Clínica Veterinária de Fortaleza (Jacó), no Passaré. 

De acordo com o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcel Girão, a expansão do número de VetMóveis representa uma ampliação da cobertura da rede de assistência pública veterinária. “Aproximadamente por dia, a gente vai está fazendo em torno de 30 castrações e 40 consultas nessa faixa, a depender da quantidade de animais a ter na ONG”, disse.

Ainda segundo Marcel, o diferencial da nova unidade está pela praticidade no deslocamento do equipamento. “Com o caminhão-baú, a gente vai poder levar para pontos de abandono, portas de abrigos, casas de protetoras. A gente pode levar o caminhão na porta da protetora para que ela possa cuidar dos animais que tem em casa e, muitas vezes, ela não consegue levar para clinicas ou para os demais VetMoveis”, disse.

Na inauguração da nova unidade, foram contemplados cães e gatos do projeto Animais Universitários (AU). Os atendimentos foram previamente organizados com os responsáveis pelo projeto que dá assistência a animais em estado de vulnerabilidade no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo a coordenadora do projeto AU, Taise Praxedes, os serviços realizados foram voltados para castração dos animais.

“Quando a gente tem esse auxílio de castrações gratuitas a gente já consegue reverter essas doações para outras ações. O nosso projeto tem dados que mais de 95% dos animais adotados já adultos é porque eles eram castrados. A gente vê que a castração é muito importante no reflexo da adoção responsável”, destaca Taise.

O secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcel Girão, pontou que o atendimento será direcionado para ONGs de proteção animal e demais protetores. O atendimento nos locais será feito através de um cadastro com a Coepa, de acordo com a procura das organizações e protetores.

"Toda semana a gente vai está agendando com ONGs. A gente já está iniciando esse cadastro dos protetores. Vamos organizar quem vai ser na outra semana, de acordo com a necessidade deles. Nós vamos pegar os mais necessitados e começar por eles", disse Marcel. A programação das próximas ONGs contempladas pelo novo VetMóvel deverá ser divulgada ainda na próxima semana.

Na ocasião, o prefeito José Sarto destacou que, além da expansão do atendimento por meio do novo equipamento, existe um projeto de lei tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) que institui a Política Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. Entre as propostas, o gestor destacou a política pública que visa estabelecer a Bolsa Protetor.

“Para aqueles que têm historicamente comprovado. A gente tem muita gente nessa cidade que trabalha voluntariamente para proteção de animais de modo geral. A gente espera que com esse novo VetMóvel a gente dê uma impulsionada nessa pauta de proteção animal”, comenta.

Durante a inauguração, também foram ofertados para a população em geral serviços de consulta e vacinação para os animais. O motorista Haroldo Martins, 50, buscou atendimento para a sua cachorra “Bela” atualizar a situação vacinal. “Ela não tomou nenhuma vacina ainda e ela não tem cartão. Hoje eu vim regularizar a situação e ver se ela toma a vacina antirrábica”, disse.

O auxiliar de cabeleireiro Reginaldo de Oliveira Silva, 47, destacou que é difícil achar um local para atendimento aos animais e que a nova unidade pode ajudar nessa assistência. “Hoje eu vim procurar a vacinação do meu cachorro, o Michael, e saber também o que ele está sentindo. É muito importante que os animais sejam atendidos e bem acompanhados”, comentou.

Atendimentos no VetMóvel

O projeto VetMóvel é gerenciado por meio da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa) e está em funcionamento desde junho de 2018 com atendimento veterinário gratuito na Capital. Ao todo, o projeto já passou por 58 bairros de Fortaleza.

Conforme a Coepa, o projeto ultrapassa 166 mil atividades realizadas, incluindo mais de 33 mil castrações, 29 mil consultas, 24 mil vacinas antirrábicas aplicadas, 15 mil exames de triagem de calazar, 54 mil materiais educativos distribuídos e três mil microchips aplicados.

Em um balanço entre janeiro de 2021 e de 2022, o número de castrações mais que dobrou no VetMóvel. Foram 686 para 1.459 cirurgias ao mês, conforme dados da Coepa. No último ano, foram mais de 13 mil castrações realizadas e, até agosto deste ano, o projeto realizou 11.815 castrações, o equivalente a 88% do total efetuado em 2021.

Para solicitar a castração de cães e gatos no VetMóvel é preciso realizar, inicialmente, um cadastro pelo telefone 156. Após o cadastro, é necessário aguardar a equipe da Coepa entrar em contato para agendamento. Cães agendados devem estar banhados, sem carrapatos e com guia e focinheira, enquanto gatos devem ser levados dentro de caixas de transporte.

No caso das consultas, são distribuídas fichas para atendimento no turno da manhã e da tarde. Para ser atendido no VetMóvel, é necessário portar RG, CPF e comprovante de endereço da cidade de Fortaleza.

Demais atendimentos

Além das unidades do VetMóvel, em Fortaleza, tutores e protetores de animais contam ainda com os serviços da Clínica Veterinária de Fortaleza (Jacó) para atender seus pets.

O equipamento dispõe de consultas clínicas e especialidades de cardiologia, neurologia, ortopedia e oncologia. De segunda a sexta-feira, são efetuadas ainda cirurgias oncológicas, ortopédicas e de tecidos moles, além de exames como hemograma completo, bioquímicos, testes rápidos, ultrassonografia, radiografia e sumário de urina.

A partir de 8 horas, ocorre a triagem com distribuição de fichas de consultas clínicas, clínica cirúrgica e ortopedia. Casos de emergência são atendidos até 15 horas após avaliação veterinária. Desde que foi inaugurado, em outubro de 2020, o equipamento da Prefeitura soma 268 mil atividades executadas.

Para garantir um melhor fluxo de atendimento no município, a Coepa orienta que animais que apresentem sintomas de doenças de pele, inflamações no ouvido ou problemas gastrointestinais sejam encaminhados primeiramente para as unidades do VetMóvel.

Serviço

VetMóvel no bairro Sapiranga
Consultas diárias e castrações sob agendamento**
Funcionamento: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
Onde: Praça do Conjunto Alvorada, na avenida Engenheiro Leal Lima Verde s/n, bairro Sapiranga

VetMóvel no bairro João XXIII
Consultas diárias e castrações sob agendamento**
Funcionamento: das 7h30min às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira
Onde: estacionamento externo do Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE), na avenida Porto Velho, 401, bairro João XXIII

VetMóvel no bairro Passaré
Apenas castrações sob agendamento**
Onde: ao lado da Clínica Veterinária de Fortaleza (Jacó), na avenida dos Paroaras, 60 - bairro Passaré

Clínica Veterinária de Fortaleza (Jacó)
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horário: das 8 às 17 horas*
Onde: Avenida dos Paroaras, 60 (esquina com a Avenida da Saudade) - Passaré
*Casos de emergência são atendidos até 15 horas após avaliação veterinária

Mais informações: (85) 3272 3356 ou (85) 3472 3005 - Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa)
**O agendamento de castração é realizada apenas após cadastro realizado pelo telefone 156.

Veja fotos da inauguração