Estações do Bicicletar recebem intervenções artísticas em Fortaleza
Equipamentos recebem pintura de 10 artistas locais em 30 bicicletas nas estações do Náutico, Aterro da Praia de Iracema, Dragão do Mar, Parque do Cocó e Praça Luiza Távora
17:42 | Set. 29, 2022
Cinco estações do bicicletar em Fortaleza ganharão intervenção artísticas até o dia 6 de outubro. A iniciativa faz parte do projeto BicicletArte, a “Arte em Movimento”, que atualmente está em exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS), na avenida Barão de Studart, no bairro Meireles. As estações definidas do BicicletArte são do Náutico, Aterro da Praia de Iracema, Dragão do Mar, Parque do Cocó e Praça Luiza Távora.
O projeto BicicletArte reúne obras de 10 artistas locais que pintaram as bicicletas do sistema de compartilhamento Bicicletar, da Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Unimed Fortaleza. Ao todo, 30 bicicletas e cinco estações estão recebendo as intervenções artísticas.
Nesta primeira edição, o projeto reúne a pintura dos seguintes artistas selecionados: Alexsandra Ribeiro, Amanda Nunes, Concha Arte, Jyubee, Jr Zapata, Marta Brizeno, Miguel Naturê, Neto Sousa, Pirata Hemfil e Rafael Limaverde.
Para o artista visual e produtor cultural Jr. Zapata, 41, ter sua pintura exposta no equipamento público é um meio de transportar a arte pela Cidade. “É levar para um suporte que é móvel a sua ideia e seu pensamento. A bicicleta vai chegar para muito mais pessoas. Esse transitar do ir e vir vai oferecer para pessoas que nem andam de bicicleta a atenção e ver outras possibilidades”, destacou.
A artista visual Alexsandra Ribeiro, 35, comenta que as pinturas nos equipamentos retratam o que ela representa. “Fala muito sobre as questões ancestrais, de representações negras, com elementos de grafismo africanos dentro desse suporte. Representa tudo que eu já vivo. É poder possibilitar às pessoas circular em cima de um suporte que vai estar levando arte”, comenta.
De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social e Ambiental da Unimed Fortaleza, Verbena Medeiros, as bicicletas contam uma história por meio das cores e demais elementos nos equipamentos, manifestando uma causa que retrata o movimento da Cidade e que precisa ser retratada de forma educativa.
“São causas que engrandecem e acredito que a população toma conhecimento sobre uma iniciativa de responsabilidade social. Se você pegar uma bicicleta dessa e sair caminhando ou pedalando sabendo que aquela bicicleta tem uma causa que você acredita e que você quer manifestar e que fortaleça seus valores é porque a bicicleta é como se fosse uma bandeira”, disse.
Exposição
A exposição BicicletArte, a “Arte em Movimento” teve início nessa terça-feira, 27, e segue até o dia 16 de outubro. A visitação é aberta ao público, de 13 às 20 horas, de quinta-feira a domingo, conforme horário de funcionamento do Mis.
O BicicletArte é uma realização do Instituto Unimed Fortaleza, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Unimed Fortaleza, apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Serttel.
Serviço
Exposição BicicletArte
Quando: 27 de setembro a 16 de outubro
Horário: 13 às 20 horas
Onde: Museu da Imagem e do Som (Mis), na avenida Barão de Studart, 410, Meireles
Mais informações: https://www.unimedfortaleza.com.br/bicicletarte