Adolescente de 14 anos é encontrada morta às margens de canal no Bom Jardim

Pelo menos 25 garotas de até 19 anos já foram mortas no Estado neste ano — esta foi o terceiro assassinato em menos de uma semana somente em Fortaleza

16:25 | Set. 23, 2022

Por: Lucas Barbosa
FACHADA do DHPP, no bairro José Bonifácio (foto: FERNANDA BARROS)

O corpo de uma adolescente de 14 anos foi encontrado às margens de um canal na rua Geraldo Barbosa, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O crime aconteceu na noite dessa quinta-feira, 22. A vítima foi encontrada com marcas de disparos de arma de fogo.

Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso. A motivação do crime também é investigada. O caso está a cargo da 2ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não divulga os nomes de vítimas de homicídios.

Somente neste ano, pelo menos 25 garotas de até 19 anos foram mortas no Estado, conforme dados da SSPDS. O caso registrado nessa quinta-feira no Bom Jardim foi, pelo menos, o terceiro em que uma adolescente foi morta em Fortaleza em menos de uma semana.

No último domingo, 18, duas adolescentes, haviam sido encontradas mortas na rua 13 do Conjunto Arvoredo, localizado no bairro Mondubim. As vítimas foram identificadas como Ana Clara Lopes de Sousa, de 14 anos, e Nayara, de 16 anos. Um suspeito do crime foi preso: Matheus Bezerra da Costa, de 19 anos.

Conforme as investigações da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), o duplo homicídio ocorreu porque os criminosos acreditavam que as vítimas pertenciam à facção Guardiões do Estado (GDE), rival da que predomina no local do crime, o Comando Vermelho (CV). 

Entretanto, conforme o delegado Emerson Farias, da 9ª DHPP, não há indícios de que as vítimas eram faccionadas e suspeita-se que elas foram mortas apenas por residirem em uma comunidade dominada pela GDE.

Na nota enviada com informações do caso do Bom Jardim, a SSPDS destacou que, de janeiro a agosto deste ano, o número de assassinatos caiu 7,2% no Estado na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Em 2022, foram registrados 1.988 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), índice que reúne o total de homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios.

"A pasta reforça que o mês de setembro deste ano também vem apresentando redução nos CVLIs. Somente na primeira quinzena de setembro, a queda foi de 26,6%".