Exposição leva arte de jovens com síndrome de down ao Riomar Fortaleza

A mostra ocorre nos dias 26, 27 e 28 de setembro e encerra o projeto Arte de Incluir, que realizou oficinas de arte com jovens com deficiência
Autor Beatriz Bandeira de Freitas/Especial para O POVO
Foto do autor
Beatriz Bandeira de Freitas/Especial para O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma exposição com artes elaboradas por alunos participantes do projeto "Arte de Incluir'', iniciativa da Associação Fortaleza Down, estará em cartaz a partir das 17h30min da próxima segunda-feira, 26, no Shopping Riomar Fortaleza. O espaço foi concebido para garantir o acesso a pessoas com deficiência. Serão expostas produções originais feitas no último ano pelos alunos com sindrome de down. 

Em 2021, 30 jovens com deficiência foram contemplados pelo projeto, participando de formações para integrar o elenco da peça "All Together Now", realizada pela escola. Trechos da apresentação também farão parte da exposição no Riomar Fortaleza que vai até quarta-feira, 28.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Já neste ano, também foram realizadas três oficinas voltadas para fotografia, audiovisual e artes plásticas, para as quais foram ofertadas 21 vagas.

Durante a trajetória, o projeto trabalhou a inclusão e socialização de jovens (maiores de 15 anos) a partir do teatro, dança, artes plásticas e outras modalidades artísticas. Além disso, o Arte de Incluir buscou também envolver as famílias e comunidades em torno do trabalho desenvolvido pelos participantes durante essas atividades.

"A família é o maior elo de desenvolvimento de uma pessoa," relata a presidente da Associação Fortaleza Down, Alessandra Costa. Ela conta que o envolvimento dessas famílias traz prazer, amor, autoestima e admiração tanto para os para o aluno como para a família.

No entanto, Alessandra coloca que a maior dificuldade enfrentada por essas pessoas no acesso à arte é principalmente financeira, pois muitas famílias não têm renda para pagar aulas particulares e as oportunidades gratuitas são limitadas.

Outro problema é a falta de profissionais capacitados para lidar com pessoas com deficiência e de espaços onde esses alunos não sejam segregados.

Assim, uma solução encontrada pela Fortaleza Down foi realizar parcerias com instituições ligadas à cultura. Em setembro do ano passado, a ONG, que funciona a partir de trabalho voluntário, iniciou o projeto "Arte de Incluir" em parceria com a escola de artes The Biz.

A arte-educadora, Bia Vidal, que coordena o projeto, conta que o "Arte de incluir" foi o primeiro contato de muitos alunos com as artes.

Muitos deles descobriram aptidões que podem, inclusive, ser levadas para a vida profissional. De acordo com ela, a experiência pode ajudar, no futuro, a criar projetos técnico-formativos no âmbito das artes e ciências mais ricos e duradouros.

Serviço
Exposição de artes dos alunos da Associação Fortaleza Down

Quando: 26, 27 e 28 de setembro
Onde: Shopping RioMar Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Exposição arte alunos síndrome de down RioMar Fortaleza pessoas com deficiência acessibilidade

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar