Projeto prevê plantio de árvores em todas as escolas municipais de Fortaleza
Estimativa é concluir os plantios até dezembro de 2024. Mais 600 instituições de ensino devem receber a ação, que tem o objetivo de fortalecer a educação ambiental nas escolas e a arborização da cidadeUm projeto prevê o plantio de árvores frutíferas e ornamentais em todas as escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza. O projeto “Sementinha” foi lançado nesta quarta-feira, 21, Dia Mundial da Árvore, pela Prefeitura de Fortaleza, durante a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Pedro Ferreira Mesquita, no Jangurussu.
O objetivo da ação é fortalecer a educação ambiental nas escolas e a arborização da cidade, além de contribuir para a segurança alimentar e nutricional dos estudantes. A expectativa é que mais 600 instituições de ensino recebam a ação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dentre elas, estão incluídas 23 que possuem Ponto de Entrega Voluntária (PEV) e quatro com biodigestor. A estimativa é concluir os plantios até o fim da atual gestão, em dezembro de 2024. Entre as frutas que serão cultivadas nas escolas estão: mamão, abacate, cajá, jambo, pitanga, pitomba, sapoti, tamarindo, jenipapo e ata.
De acordo com o prefeito José Sarto (PDT), os primeiros frutos das nossas árvores podem brotar já em 2023.
“Algumas dessas plantas irão dar frutos já no ano que vem, como o mamão, que tem a primeira colheita realizada oito meses após o plantio. Além dessas, teremos também plantas medicinais como o capim-santo e o boldo. Em breve, as crianças estão consumindo alimentos produzidos nas suas próprias escolas”, disse.
O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) em parceria com a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e a Secretaria Municipal da Educação (SME).
Na ocasião do lançamento do projeto, o prefeito José Sarto, as secretárias Luciana Lobo, da Seuma, e Dalila Saldanha, da SME, o superintendente Ronaldo Nogueira (Urbfor), e professores e alunos do CEI plantaram as primeiras mudas do projeto. Ao todo, a unidade educacional ganhou cinco árvores frutíferas.
Conforme a secretária Luciana Lobo, a importância de unir educação, meio ambiente e segurança alimentar é uma estratégia para o desenvolvimento sólido de Fortaleza.
“As ações são fortalecidas quando conseguimos atingir as nossas crianças, os nossos jovens. O ambiente escolar é um momento rico de aprendizado, construção social e compartilhamento. Pensar no meio ambiente é compartilhar respeito e bem-estar”, comentou.
A titular da SME, Dalila Saldanha, destacou que a educação ambiental já é uma realidade no currículo escolar do ensino municipal.
“Além do projeto Sementinha, em apoio, estamos também lançando o selo Selo Escola Amiga do Meio Ambiente, em que iremos trabalhar nas nossas unidades os objetivos do desenvolvimento sustentável, propostos pela ONU”, disse.
Demais projetos ambientais
Além do projeto Sementinha, a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente dispõe do projeto Árvore na Minha Calçada, que já fez cerca de 11 mil plantios na cidade, com incentivo aos moradores.
Nas maternidades, em parceria com a Secretária da Saúde (SMS), a Seuma já entregou mais de cinco mil mudas com o projeto Uma Criança, Uma Árvore.