Fortaleza: Suspeito de matar garotas de 14 e 16 anos tem prisão em flagrante convertida em preventiva

Matheus tem 19 anos e é apontado como integrante de facção criminosa. Aproximadamente quatro pessoas estão envolvidas no duplo-homicídio

16:27 | Set. 20, 2022

Por: Jéssika Sisnando

Matheus Bezerra da Costa, preso em flagrante no último domingo, 18, pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) teve a prisão convertida em preventiva. Ele é suspeito de participação na morte de duas adolescentes no Conjunto Arvoredo, bairro Mondubim, em Fortaleza.

De acordo com documento da 17ª Vara Criminal de Audiência de Custódia, Matheus é apontado como traficante de drogas e foi encontrado com maconha, crack e cocaína, além de uma balança de precisão.

"Com efeito, gravidade em concreto das condutas atribuídas ao flagranteado é bastante elevada, pois há indícios de que além dos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas, ele e outras pessoas ainda não identificadas pela autoridade policial praticaram duplo crime de homicídio qualificado contra duas adolescentes, pela motivação torpe, dificultando inclusive a defesa das ofendidas, que foram rendidas pelo simples fato de residirem em um bairro dominado pela facção denominada GDE (Guardiões do Estado)", informa o documento.

Conforme a decisão, Matheus é integrante da organização criminosa Comando Vermelho e agiu para matar pessoas que consideravam ser integrantes da GDE.


Meninas estavam perdidas no bairro Mondubim

A investigação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) apontou que as duas vítimas estavam perdidas no bairro Mondubim. Elas moravam no Alto Alegre, em Maracanaú, mas teriam ido até o outro bairro para "ficar com rapazes".

No entanto, as duas se perderam e foram parar em um campo, onde foram avistadas por integrantes da organização criminosa. Elas passaram por uma espécie de interrogatório e foram mortas por aproximadamente quatro pessoas, ainda conforme a Polícia.

Antes disso, os executores teriam vasculhado os aparelhos celulares das vítimas, e um deles relatou que pelo menos uma das meninas seria participante ou simpatizante de uma organização criminosa. 

As informações foram divulgadas pelo delegado Emerson Farias, da 9º Delegacia do DPPP, que indiciou o suspeito preso, Matheus Bezerra da Costa, por duplo-homicídio com qualificadoras do motivo torpe e por não ter dado chance de defesa para as vítimas. Além disso, Matheus foi autuado por tráfico de drogas e associação para o tráfico.